Bater nas crianças é agora ilegal no País de Gales, Reino Unido, num movimento que os ativistas chamaram de "momento histórico para as crianças e os seus direitos", cita o Mirror.
O primeiro ministro Mark Drakeford introduziu a nova lei, que proíbe todas as formas de castigo físico, ao abrigo da Lei da Criança.
As crianças terão agora a mesma proteção contra agressões que os adultos - e a lei será também aplicável a qualquer pessoa que visite o País de Gales, que se junta a 60 outros países com tais proibições.
Drakeford disse sobre a legislação: "Acabaram-se as zonas cinzentas. Tudo isto pertence ao passado. Não há lugar para castigos físicos num País de Gales moderno".
A Escócia introduziu a sua própria proibição em novembro de 2020. Anteriormente no País de Gales, e como ainda acontece na Inglaterra e na Irlanda do Norte, bater numa criança era ilegal, mas tal agressão era permitida desde que constituísse um "castigo razoável".
A vice-ministra dos Serviços Sociais Julie Morgan chamou à mudança na lei um "momento histórico para as crianças e os seus direitos no País de Gales".
Tal acontece depois de um estudo ter descoberto que bater nas crianças não melhora o seu comportamento e pode, na verdade, aumentar as dificuldades comportamentais. Investigadores do University College London (UCL) analisaram 20 anos de estudos sobre castigo físico. Seguiram crianças ao longo do tempo e avaliaram dados sobre o espancamento, descobrindo que aproximadamente 250 milhões de crianças em todo o mundo estão sujeitas a castigo físico.
Leia Também: Jovem de 20 anos detido após agredir e injuriar agente da PSP em Lamego