Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

EUA. "Não há planos" para uma visita de Joe Biden à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos da América visita a Europa na próxima semana com o objetivo de "continuar a reunir o mundo no apoio ao povo ucraniano".

EUA. "Não há planos" para uma visita de Joe Biden à Ucrânia

A secretária da imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, revelou este domingo que “não há planos” para uma visita do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, à Ucrânia.

Na rede social Twitter, a responsável afirmou que “detalhes adicionais” da visita de Biden à Europa, na próxima semana, serão anunciados este domingo e que, “apesar da viagem ser focada” no apoio à Ucrânia, “não há planos” para uma viagem à Ucrânia.

“Teremos detalhes adicionais da viagem do presidente dos Estados Unidos para anunciar ainda hoje. A viagem será focada em continuar a reunir o mundo no apoio ao povo ucraniano e contra a invasão da Ucrânia pelo presidente Putin, mas não há planos para viajar para a Ucrânia”, afirmou.

Na semana passada, Ihor Zhovka, vice-chefe do gabinete da Presidência ucraniana, instou Biden a encontrar-se com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Kyiv. Em declarações à CNN Internacional, o responsável frisou que o norte-americano deveria mostrar que é “corajoso” ao realizar tal encontro, à semelhança de outros líderes mundiais. 

“Esta semana, os três primeiros-ministros de três nações amigas - Polónia, República Checa e Eslovénia - visitaram [Zelensky] pessoalmente. Então por que é que o presidente Biden não vem à Ucrânia para se encontrar com o meu presidente?”, afirmou.

Já ontem, o ex-presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, também afirmou que o presidente norte-americano deveria visitar o país enquanto estiver na Europa como “símbolo de solidariedade”.

Assinala-se hoje o 25.º desde o início da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 902 mortos e 1.459 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, até ao final do dia de sábado. Há ainda mais de 3,4 milhões de refugiados que fugiram para os países vizinhos. 

Leia Também: Ucrânia. A guerra é um começo na maternidade subterrânea de Jitomir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório