Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Ucrânia. 190 mil civis retirados através de corredores humanitários

Um corredor humanitário organizado para retirar civis da cidade portuária de Mariupol este sábado está a funcionar “parcialmente”, uma vez que as tropas russas não estão a permitir a passagem de autocarros. 

Ucrânia. 190 mil civis retirados através de corredores humanitários
Notícias ao Minuto

17:32 - 19/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Cerca de 190 mil civis já foram retirados, através de corredores humanitários, das cidades ucranianas cercadas por tropas russas desde o início da invasão. A informação foi avançada este sábado pela vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

Citada pela agência de notícias Reuters, a governante revelou que durante o dia de hoje os corredores humanitários nas regiões de Kyiv e da separatista Lugansk “funcionaram” de acordo com o planeado. Já um corredor organizado para retirar civis da cidade portuária de Mariupol está a funcionar “parcialmente”, uma vez que as tropas russas não estão a permitir a passagem de autocarros. 

Esta manhã, Vereshchuk revelou que as autoridades ucranianas e russas concordaram em estabelecer dez corredores humanitários, incluindo um em Mariupol. Contudo, a Rússia tem sido acusada de não cumprir os acordos e violar os cessar-fogo temporários.

Através de uma mensagem publicada nas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje as forças russas de estarem a bloquear as maiores cidades para deteriorar as condições de vida e forçar os ucranianos a cooperar.

Assinala-se hoje o 24.º desde o início da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 847 mortos e 1.399 feridos entre a população civil, incluindo mais de 140 crianças, até ao final do dia de sexta-feira. Há ainda mais de 3,3 milhões de refugiados que fugiram para os países vizinhos. 

Leia Também: AO MINUTO: UE? Kyiv pede decisão "rápida e positiva"; 847 civis mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório