Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia promete resposta às expulsões "infundadas" de diplomatas

A Rússia prometeu hoje uma resposta "correspondente" às expulsões "infundadas" dos seus diplomatas de países europeus que foram anunciadas hoje.

Rússia promete resposta às expulsões "infundadas" de diplomatas
Notícias ao Minuto

16:35 - 18/03/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Todas as expulsões infundadas de diplomatas russos vão ser objeto de uma resposta correspondente", escreveu a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, na rede social Telegram.

Os três Estados bálticos da Letónia, Estónia e Lituânia expulsaram hoje 10 diplomatas, numa ação aparentemente coordenada para expressar solidariedade com a Ucrânia.

A Estónia e Letónia expulsaram cada uma três diplomatas, enquanto a Lituânia declarou quatro funcionários da embaixada russa na capital, Vilnius, "personas non grata".

A redação semelhante dos três anúncios sugeriu que os russos expulsos trabalharam para os serviços de inteligência de Moscovo e que estes serviços foram cúmplices na planificação da "operação militar especial" russa na Ucrânia.

Os três países viram-se afetados pela situação em Kiev, em particular com a chegada de dezenas de milhares de refugiados da antiga república soviética.

Ainda hoje, a Bulgária também anunciou a expulsão de 10 diplomatas russos, segundo confirmou a embaixada russa nesse país, por "atividades incompatíveis com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas", justificação frequentemente usada para acusar a deteção de atos de espionagem.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 780 mortos e 1.252 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 5,2 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,1 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório