Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Irão terá libertado irano-britânica após Reino Unido pagar dívida

Os 'media' iranianos sugeriram que o pagamento de uma dívida de 530 milhões de dólares (481 milhões de euros) realizado pelo Reino Unido ao Irão está ligado à libertação hoje de uma cidadã irano-britânica presa desde 2016 em Teerão.

Irão terá libertado irano-britânica após Reino Unido pagar dívida
Notícias ao Minuto

13:03 - 16/03/22 por Lusa

Mundo Teerão

Os meios de comunicação social estatais iranianos declararam que o Reino Unido "liquidou uma dívida muito antiga 530 milhões de dólares com Teerão".

A agência de notícias semioficial do Irão Fars sugeriu, mais cedo, que a mulher, Nazanin Zaghari-Ratcliffe, teria sido libertada depois de o Governo britânico ter pagado ao Irão os 530 milhões de dólares.

Antes da Revolução Islâmica de 1979, o falecido Xá iraniano Mohammad Reza Pahlavi pagou a quantia, de cerca de 400 milhões de libras esterlinas (475,5 milhões de euros), por tanques Chieftain que nunca foram entregues ao seu país.

Nazanin Zaghari-Ratcliffe "foi agora entregue ao Ggoverno do Reino Unido depois de cumprir uma sentença de seis anos", afirmou ainda o canal IRIB no seu portal na internet.

Por outro lado, o meio de comunicação iraniano de língua inglesa Press TV divulgou que outro cidadão irano-britânico, Anoush Ashoori, foi autorizado a deslocar-se para o aeroporto com Zaghari-Ratcliffe.

Ashoori foi detido em Teerão em agosto de 2017 e posteriormente condenado a 12 anos de prisão por alegadas ligações com o serviço de inteligência israelita Mossad, situação que nega.

Hoje, mais cedo, a deputada britânica Tulip Siddiq declarou que Nazanin Zaghari-Ratcliffe estava a caminho do Reino Unido.

"Nazanin está no aeroporto de Teerão e a caminho de casa", escreveu Tulip Siddiq, parlamentar trabalhista do distrito eleitoral de Hampstead e Kilburn (norte de Londres), na rede social Twitter.

Segundo a deputada, o passaporte britânico foi devolvido a Nazanin Zaghari-Ratcliffe no fim de semana.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tinha confirmado antes que uma equipa estava em Teerão a negociar a libertação de Zaghari-Ratcliffe, que possui cidadania iraniana e britânica. Os comentários de Johnson sobre o caso foram feitos durante a visita que realiza ao Médio Oriente.

Gerente de projetos da Fundação Thomson Reuters, filial filantrópica da agência de notícias com o mesmo nome, Nazanin Zaghari-Ratcliffe foi presa em 2016 em Teerão, durante uma visita à sua família.

Foi acusada de conspirar para derrubar a República Islâmica, o que nega veementemente, e condenada a cinco anos de prisão.

Depois de cumprir a sua sentença, foi novamente condenada no final de abril a um ano de prisão por participar numa manifestação em frente da embaixada iraniana em Londres, em 2009.

Em outubro de 2021, Zaghari-Ratcliffe perdeu um recurso, o que levantou preocupações entre os seus familiares de um retorno iminente à prisão, de onde foi libertada com pulseira eletrónica - em regime de prisão domiciliária - em março de 2020, devido à pandemia de covid-19.

Leia Também: Governo iraniano devolve passaporte a iraniana-britânica presa em Teerão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório