Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Chernobyl. Sob controlo russo, funcionários trabalham sob ameaça de arma

Presidente da Câmara da cidade de Slavutych alerta para perigo de "catástrofe" na central nuclear à medida que os alimentos e combustíveis escasseiam.

Chernobyl. Sob controlo russo, funcionários trabalham sob ameaça de arma

A situação na central nuclear de Chernobyl - onde ocorreu o maior acidente nuclear da história em 1986 - é cada vez mais insustentável e o perigo é iminente. 

Yuri Fomichev, o presidente da Câmara da cidade de Slavutych, que abriga os trabalhadores da central nuclear de Chernobyl, fez um apelo desesperado perante o perigo de "catástrofe" na central nuclear uma vez que os funcionários estão reféns dos soldados russos e trabalham sob ameaça de armas. 

Segundo o jornal Daily Mail, que falou com o autarca, os alimentos e combustível começam a escassear e os geradores de emergência que fornecem controlo de backup para os sistemas de segurança da central estão em risco depois das tropas russas terem tomado Chernobyl há quase três semanas. 

Yuri alerta para stress mental dos funcionários que trabalham incessantemente para manter as operações. Um funcionário encarregado de uma Zona de Exclusão a 30 quilómetros de Chernobyl deu conta que os funcionários estavam "no limite das suas capacidades humanas devido à exaustão física e emocional" uma vez que trabalhavam 24 horas por dia para proteger a segurança pública.

A empresa estatal de energia da Ucrânia, Ukrenergo, restaurou a rede energética na área pela terceira vez na noite de segunda-feira, após as forças russas terem danificado uma linha de alta tensão.

Mais de 200 técnicos e guardas estão retidos no local a trabalhar sob vigilância russa. 

A central nuclear tem vindo a ser desativada desde o acidente de 1986 mas permanecem quantidades significativas de material nuclear em várias instalações do local sob a forma de combustível irradiado e outros resíduos radioativos.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Para apoiar a Ucrânia foi enviado armamento e foi efetuado o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Militares russos e guardas ucranianos controlam Chernobyl e Zaporizhzhia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório