Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Fracassou lançamento de "projétil não identificado" da Coreia do Norte

A Coreia do Norte disparou hoje "um projétil não identificado", mas o lançamento parece ter falhado, anunciaram as forças armadas sul-coreanas.

Fracassou lançamento de "projétil não identificado" da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

06:12 - 16/03/22 por Lusa

Mundo Coreias

"A Coreia do Norte disparou um projétil não identificado, a partir da região de Sunan, cerca das 09:30 (01:30 em Lisboa), mas presume-se que falhou imediatamente depois do lançamento", disse o Estado-Maior Conjunto sul-coreano, em comunicado.

Órgãos de comunicação social japoneses noticiaram o disparo de um projétil, possivelmente um míssil balístico, citando um responsável não identificado do Ministério da Defesa do Japão.

Se o disparo tivesse sido bem sucedido, teria sido o décimo ensaio realizado pela Coreia do Norte este ano, depois de sete testes de mísseis e dois lançamentos que Pyongyang alegou serem de "satélites de reconhecimento".

Na semana passada, a Coreia do Sul e os Estados Unidos defenderam que estes lançamentos eram, na realidade, de um novo sistema de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), que analistas militares identificaram como o "míssil monstro", nunca antes testado.

Sob fortes sanções económicas internacionais, impostas devido ao programa de mísseis e de armas nucleares, Pyongyang tme rejeitado todas as propostas de diálogo desde o fracasso, em 2019, da cimeira entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Recentemente, a Coreia do Norte intensificou a modernização das forças armadas e multiplicou os disparos de mísseis.

Leia Também: Coreia do Sul envia equipamento militar não letal e material médico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório