Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

México deporta para os EUA presumível líder do Cartel do Nordeste

O Governo mexicano deportou terça-feira para os Estados Unidos o presumível líder do Cartel do Nordeste (CDN), Juan Gerardo Treviño, conhecido por El Huevo ("O ovo"), após ter sido detido na segunda-feira, na fronteira com o Texas.

México deporta para os EUA presumível líder do Cartel do Nordeste
Notícias ao Minuto

06:39 - 16/03/22 por Lusa

Mundo drogas

Treviño, detido em Nuevo Laredo, Tamaulipas, considerado um objetivo chave para Washington, tinha cidadania norte-americana, e foi apanhado pelas autoridades numa operação concertada, revelou em conferência de imprensa Rosa Icela Rodríguez, da Secretaria de Segurança e Proteção Civil (SSPC) do México.

"Trata-se de um golpe certeiro a uma das organizações criminosas mais importantes do nordeste do país, com influência em pelo menos cinco entidades federativas e com operações nos Estados Unidos", indicou a responsável.

As autoridades anunciaram que sobre El Huevo pendiam três ordens judiciais, uma no Estado de Tamaulipas, por extorsão e associação delituosa, uma em Coahuila por homicídio doloso, sequestro e terrorismo, e uma ordem de detenção com fins de extradição para os Estados Unidos por associação criminosa para distribuir cocaína e lavagem de dinheiro.

Ricardo Mejía, subsecretário da SSPC, indicou, por seu turno, que a deportação ocorreu porque o detido violou a lei migratória, ao encontrar-se no México em situação irregular, mas no Texas enfrenta acusações de conspiração, posse de armas e distribuição de cocaína e marijuana.

Após a detenção, Treviño foi levado de helicóptero para a Cidade do México e depois para Tijuana, de onde partiu para os Estados, onde foi preso pelas autoridades locais.

Além de dirigir o CDN, uma das organizações criminosas mais poderosas do nordeste mexicano, e responsável pela violência nessa região, também é o presumível líder do grupo Tropas do Inferno, assassinos por encomenda, que seriam herdeiros do violento cartel dos Zetas.

Leia Também: Tiroteio em consulado dos EUA no México após detenção de líder de gangue

Recomendados para si

;
Campo obrigatório