Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Somália pede ajuda para enfrentar seca

O primeiro-ministro da Somália, Mohamed Husein Roble, apelou hoje à ajuda internacional perante o agravamento da seca no seu país, a pior desde 2011, que afeta diretamente cerca de sete milhões de pessoas.

Somália pede ajuda para enfrentar seca
Notícias ao Minuto

16:08 - 15/03/22 por Lusa

Mundo Seca

Roble sublinhou numa declaração emitida pelo seu gabinete que a situação "requer uma ação urgente" e afirmou que "três estações chuvosas consecutivas foram um fracasso, causando a destruição de campos e gado".

"A seca afeta cerca de 6,9 milhões de pessoas e mais de 9,5 milhões cabeças de gado. Mais de 2,6 milhões de pessoas enfrentam graves carências de água", alertou.

Segundo o chefe do Governo somali, quase meio milhão de pessoas foram deslocadas "durante os últimos dias" pela seca em zonas das regiões de Galmudug, Sudoeste e Jubalândia.

"Os níveis de água nos poços foram drasticamente reduzidos e há mortes confirmadas em várias áreas", anunciou Roble, avisando que, "se a situação continuar, conduzirá inevitavelmente a uma fome que matará muitos somalis".

O primeiro-ministro recordou que declarou o estado de emergência no final de 2021 e apelou à comunidade internacional a "auxiliar o povo somali, que sofre com a seca, para evitar uma fome que causará um número massivo de mortos e uma situação humanitária difícil de gerir".

"Apelo à ação imediata. Qualquer atraso no salvamento do nosso povo resultará na morte de muitas pessoas que hoje podem ser salvas", disse o primeiro-ministro somali, que juntou a sua voz a vários alertas de agências internacionais sobre a grave crise de seca na Somália e em outros países do Corno de África.

As Nações Unidas reconheceram na semana passada "imensas" necessidades no país, e o que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estimou que mais de meio milhão de pessoas poderão ser deslocadas até ao final de março por causa da seca.

Leia Também: Invasão da Rússia é "abalo tectónico" que merece "toda a nossa oposição"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório