Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tiroteio em consulado dos EUA no México após detenção de líder de gangue

Membros de um gangue deixaram um rasto de incêndios e destruição na cidade de Nuevo Laredo.

Tiroteio em consulado dos EUA no México após detenção de líder de gangue
Notícias ao Minuto

18:35 - 14/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo México

A madrugada desta segunda-feira foi conturbada na cidade de Nuevo Laredo, na região de Tamaulipas, com um gangue a bloquear estradas e a queimar e destruir autocaravanas e casas móveis e a disparar contra o consolado norte-americano, depois de um líder de uma organização criminosa ter sido detido.

Segundo as autoridades locais, pelo menos uma pessoa morreu durante a onda de violência. Os disparos e perseguições atravessaram os dois lados da fronteira, segundo contou a autoridade local de segurança pública à agência Reuters.

A cidade serve como um posto fronteiriço entre o México e os Estados Unidos da América (do lado americano, a cidade chama-se simplesmente Laredo). Através do Google Maps, é possível ver o aglomerado de edifícios e infraestruturas a espalhar-se pela fronteira junto ao estado do Texas, a sul de San Antonio.

Os alegados membros de gangues usaram espigões para bloquear as ruas e camiões em chamas.

Os tiroteios foram provocados pela detenção de Juan Gerardo Trevino, conhecido por 'El Huevo'. um reputado membro de um cartel.

No Facebook, o consulado norte-americano em Nuevo Laredo advertiu os cidadãos para evitarem sair à rua e se abrigarem.

Juan Gerardo Trevino foi detido no domingo depois de ser acusado de extorsão e associação criminosa. O consulado dos EUA também avisou que quaisquer marcações de obtenção de vistos para esta segunda-feira foram canceladas, um duro golpe para as milhares de pessoas que percorrem a fronteira mexicana na tentativa de entrar no país.

Leia Também: Confrontos num estádio do México fazem 22 feridos e suspendem futebol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório