Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Irão reivindica ataque com mísseis perto do consulado dos EUA no Iraque

A Guarda Revolucionária iraniana disse hoje que lançou mísseis contra um centro de "conspiração sionista" em Erbil, no norte do Iraque, após os Estados Unidos anunciarem que o seu consulado e o aeroporto local tinham sido atacados.

Irão reivindica ataque com mísseis perto do consulado dos EUA no Iraque
Notícias ao Minuto

12:36 - 13/03/22 por Lusa

Mundo Ataque

"Ontem [sábado] à noite lançámos mísseis de precisão" contra um "estratégico centro de conspiração e de ações diabólicas dos sionistas", indicou a Guarda Revolucionária do Irão, em comunicado, citado pela agência EFE.

A corporação militar alegou que o centro era operado pelos serviços secretos de Israel, a Mossad, tendo os meios de comunicação iranianos publicado uma lista com as presumíveis vítimas do ataque.

Segundo a Guarda Revolucionária, o ataque foi realizado "na sequência dos recentes crimes do regime sionista" e após o aviso de que "seriam vingados" rapidamente.

Na quarta-feira passada, o Governo do Irão acusou Israel da morte de dois elementos da Guarda Revolucionária num ataque com mísseis perto de Damasco, capital da Síria, e disse que esses "assassinatos" não ficariam impunes.

O Irão apoia as milícias palestinianas em Gaza e lidera o chamado Eixo de Resistência contra o Estado de Israel, que integra o movimento radical palestiniano Hamas (que controla a Faixa de Gaza), o grupo xiita libanês Hezbollah e o regime da Síria.

Por seu lado, Israel encara o Irão como uma ameaça e ataca de forma intermitente posições iranianas ou das milícias aliadas na Síria, opondo-se a quaisquer negociações para salvar o acordo nuclear de 2015 com Teerão.

Leia Também: Doze mísseis balísticos disparados contra consulado dos EUA no Iraque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório