Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Ucrânia. Mais um autarca alegadamente raptado pelas forças russas

A informação é avançada no Facebook pelo chefe da administração estadual regional de Zaporizhia, Oleksandr Starukh.

Ucrânia. Mais um autarca alegadamente raptado pelas forças russas

Foi alegadamente raptado mais um autarca na região de Dniprorudne, no sul da Ucrânia, perto de Zaporizhia.

A informação  é avançada pelo chefe da administração estadual regional de Zaporizhia, Oleksandr Starukh, e noriciada também pelo jornal The Kyiv Independent. No Facebook, o responsável indica que o autarca de Dniprorudny, Yevhen Matviiv, foi raptado.

"Os crimes de guerra estão a tornar-se sistémicos. O autarca de Dniprorudny, Yevhen Matviiv, foi sequestrado", pode ler-se na sua página.

Mais tarde a informação foi confirmada no Twitter pelo ministro dos negócios estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, que confirmou o rapto do autarca  e pediu ainda intervenção estrangeira para parar o "terror russo contra a Ucrânia". 

Recorde-se que ontem foi conhecido que o autarca de Melitopol, Ivan Fedorov, foi também raptado quando estava no centro de crise da cidade, localizado a cerca de 120 km a sul de Zaporizhzhia, para tratar de problemas de abastecimento.

As imagens partilhadas na altura por oficiais do gabinete da presidência mostraram o momento em que vários homens armados escoltaram um outro individuo. Segundo os ucranianos, tratar-se-á do governante local, a quem foi colocado um saco na cabeça para que não fosse reconhecido.

Mais tarde, o presidente Zelensky equiparou o sucedido às ações dos "terroristas do ISIS", e disse que as forças russas "transitaram para uma nova fase de terror".

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

[Notícia atualizada às 10h44]

Leia Também: Vídeo captou momento do rapto do presidente da Câmara de Melitopol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório