Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Soldados russos raptam autarca de cidade ocupada de Melitopol

O presidente da Câmara de Melitopol foi raptado hoje por soldados russos que ocuparam esta cidade do sul da Ucrânia, disseram vários responsáveis ucranianos.

Soldados russos raptam autarca de cidade ocupada de Melitopol
Notícias ao Minuto

21:42 - 11/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Um grupo de dez ocupantes raptou o presidente de Melitopol, Ivan Fedorov", revelou o Rada, parlamento da Ucrânia, na sua conta do Twitter, acrescentando que "ele se recusou a cooperar com o inimigo".

De acordo com a mesma fonte, o autarca foi detido quando estava no centro de crise da cidade, localizado a cerca de 120 km ao sul de Zaporizhzhia, para tratar de problemas de abastecimento.

Um alto responsável da administração presidencial da Ucrânia, Kirillo Tymoshenko, publicou no Telegram um vídeo que mostra soldados a sair de um edifício à distância, segurando um homem vestido de preto, com a cabeça aparentemente coberta com um saco preto.

Segundo o Rada, outro funcionário da região, a vice-chefe do Conselho Regional de Zaporizhzhia, Leyla Ibragimova, já tinha sido raptado e posteriormente libertado há alguns dias.

Melitopol, uma cidade situada entre a cidade portuária de Mariupol e a península da Crimeia, tinha pouco mais de 150.000 habitantes antes da invasão russa.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: 6 mil pedidos de proteção cá; Ofensiva focada em Kyiv e leste

Recomendados para si

;
Campo obrigatório