Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

FMI realiza missão na Guiné-Bissau entre 5 e 20 de abril

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realiza entre 5 e 20 de abril uma missão à Guiné-Bissau no âmbito do programa monitorizado pelo corpo técnico, disse hoje à Lusa o ministro das Finanças guineense, João Fadiá.

FMI realiza missão na Guiné-Bissau entre 5 e 20 de abril
Notícias ao Minuto

15:29 - 11/03/22 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

Segundo o ministro, a missão visa realizar a terceira avaliação do programa monitorizado pelo corpo técnico e também a avaliação ao abrigo do artigo 4.º, que "não se realizava há cinco anos".

A missão vai decorrer inicialmente de forma virtual e presencial a partir de 12 de abril.

João Fadiá falava à margem de uma visita do primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, a várias obras públicas que estão a realizar-se em Bissau

O FMI anunciou em fevereiro ter aprovado a segunda avaliação do programa de ajustamento económico da Guiné-Bissau, um passo fundamental para garantir um empréstimo ao abrigo de um novo programa financeiro.

As autoridades da Guiné-Bissau "fizeram progressos satisfatórios para estabelecer um histórico forte de implementação de políticas e reformas, um requisito fundamental para avançar na possibilidade de um acordo sobre uma Linha de Crédito Ampliada [Extended Credit Facility, ECF, no original em inglês] em 2022", refere o FMI.

Para a instituição, será importante manter "o bom desempenho na terceira e última revisão do SMP ['Staff-Monitored Program', no original em inglês], e que os parceiros internacionais da Guiné-Bissau garantam apoio suficiente nesta transição".

O programa monitorizado pelo corpo técnico foi aprovado em 19 de julho de 2021 e a primeira revisão foi aprovada em outubro do ano passado, sendo um passo prévio para que a Guiné-Bissau possa beneficiar de apoio financeiro do FMI ao abrigo destes programas de ajustamento financeiro que vão desembolsando tranches do empréstimo à medida que os países cumprem o estipulado no acordo em termos de reformas e nova legislação para relançar a economia e corrigir os desequilíbrios.

O programa do FMI relativo à Guiné-Bissau "apoia o programa de reformas desenhado pelo país, com o objetivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e fortalecer a governação".

De acordo com o Fundo, os frutos estão já à vista: apesar da pandemia, o país cresceu 1,5% em 2020, mas deverá ter acelerado para 3,8% em 2021 devido ao aumento da exportação de caju, investimento público, levantamento gradual das restrições pandémicas e melhorias na confiança dos empresários.

"As autoridades fizeram um progresso satisfatório no programa de reformas apesar das difíceis condições socioeconómicas devido à pandemia de covid-19", diz o FMI, salientando a "boa taxa de vacinação pelos padrões regionais" e a redução do défice orçamental, que deverá ter melhorado no ano passado para 5,4%, quando em 2020 estava nos 10%.

Leia Também: PAIGC pede ao PR da Guiné-Bissau demissão do procurador-geral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório