Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Ucrânia acusa Rússia de ter dado início a operação de "bandeira falsa"

A Ucrânia diz que a Rússia lançou um ataque à Bielorrússia a partir do espaço aéreo da Ucrânia. O objetivo será justificar a entrada da Bielorrússia na guerra.

Ucrânia acusa Rússia de ter dado início a operação de "bandeira falsa"
Notícias ao Minuto

15:24 - 11/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Ucrânia acusou esta sexta-feira a Rússia de ter dado início a uma operação de "bandeira falsa" na Bielorrússia, para justificar a entrada do país aliado na guerra.

Segundo a Força Aérea russa, pelas 14h30 locais [12h30 em Lisboa] "aviões russos" descolaram da Bielorrússia, entraram no espaço aéreo da Ucrânia e depois "fizeram a volta" de novo para a Bielorrússia, onde levaram a cabo um ataque aéreo que visou a vila de Kopani, na região de Brest, perto da fronteira ucraniana. 

A informação surge depois de o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, alertar que as tropas russas estariam a “preparar uma série de provocações sangrentas”, em Brest.

“Dirijo-me ao povo da Bielorrússia. Amigos, de acordo com informações, temos a total certeza que, neste momento, o comando das tropas de invasão russas preparam uma série de provocações sangrentas”, começou por afirmar o ministro, num comunicado publicado no Facebook.

Segundo Reznikov, a Força Aérea da Rússia prepara-se para atacar uma série de locais no território da República da Bielorrússia”. "Para disfarçar este crime, a Rússia tenciona levar a cabo estes ataques a partir do espaço aéreo da Ucrânia. O objetivo desta provocação é forçar a Bielorrússia a entrar na guerra contra a Ucrânia", frisou.

Dirigindo-se novamente ao povo bielorrusso, Reznikov afirmou que Moscovo “está a tentar ligá-los ao sangue”. “Garanto que o exército ucraniano não planeou, não planeia, nem vai planear nenhuma ação agressiva contra a Rússia”, afirmou.

No final, lembrou que “durante 15 dias de guerra, as tropas ucranianas abateram mais de 12 mil soldados russos”. “Não deixem que o vosso país seja arrastado para esta guerra. Salvem a vida dos seus entes queridos! Não deixem que o Kremlin destrua o futuro da Bielorrússia”, apelou.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 560 pessoas morreram e cerca de mil ficaram feridas. Contudo, as autoridades ucranianas afirmam que mais de dois mil civis foram vítimas da ofensiva russa, incluindo 78 crianças. Mais de 2,5 milhões de pessoas já abandonaram a Ucrânia, metade das quais são crianças.

[Notícia atualizada às 15h41]

Leia Também: Ucrânia diz que Putin está a planear um "ataque terrorista" em Chernobyl

Recomendados para si

;
Campo obrigatório