Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Nuclear. Exigências dos EUA e da Rússia ameaçam atrasar acordo com Irão

O Irão acusou hoje os Estados Unidos de fazerem "novas exigências" para restaurar o acordo nuclear de 2015, dias depois de a Rússia ter pedido garantias adicionais que podem atrasar as negociações.

Nuclear. Exigências dos EUA e da Rússia ameaçam atrasar acordo com Irão
Notícias ao Minuto

23:42 - 10/03/22 por Lusa

Mundo Nuclear

"Não há uma justificação racional para algumas das novas exigências feitas pelos Estados Unidos", destacou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amir-Abdollahian.

Para o governante, estas exigências contradizem o desejo, declarado por Washington, para uma "rápida conclusão do acordo".

As autoridades iranianas estão envolvidas há vários meses em conversações com as principais potências mundiais em Viena, com o objetivo de restaurar o Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA, como é conhecido o acordo nuclear de 2015). Os Estados Unidos participam nas negociações de forma indireta.

Este pacto, realizado entre o Irão e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China), mais a Alemanha, permitia o levantamento de sanções internacionais contra Teerão em troca de rigorosos limites ao seu programa nuclear, com vista a impedir o país de se dotar da bomba atómica.

Os Estados Unidos abandonaram unilateralmente o acordo durante a administração de Donald Trump, em 2018. Um ano depois da decisão de Washington, Teerão começou a desrespeitar os limites impostos ao seu programa nuclear e tem enriquecido urânio a níveis cada vez mais próximos do necessário para criar uma arma nuclear.

Hossein Amir-Abdollahian não especificou hoje quais são os requisitos dos Estados Unidos, que foram transmitidos através do chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell.

O diplomata iraniano defendeu ainda que os Estados Unidos, que participam indiretamente nas negociações de Viena, não pode "enviar uma mensagem nova e diferente todos os dias" através da UE.

Por seu lado, Josep Borrell, pediu aos norte-americanos e iranianos para que "mostrem mais flexibilidade na troca de mensagens e façam esforços" para chegar a um acordo rapidamente, acrescentou um comunicado de imprensa de Teerão.

Também hoje, o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, Ali Shamkhani, alertou, através da rede social Twitter, que "as negociações de Viena estão a ficar cada vez mais complicadas, sem uma decisão política dos Estados Unidos".

Dias antes, Moscovo tinha referido que antes de apoiar um novo acordo, a Rússia pretendia obter garantias por escrito de Washington de que as sanções impostas agora devido ao conflito na Ucrânia não afetariam a sua cooperação económica e militar com Teerão.

Após as críticas dos europeus e norte-americanos para os atrasos esperados, o negociador-chefe russo, Mikhail Ulyanov, frisou que as negociações de Viena não estavam perto do fim antes de Moscovo fazer as suas exigências.

"Estão a tentar culpar-nos pela extensão das negociações. Mas estas não estavam nem perto da fase final", salientou na quarta-feira.

"Como qualquer outro participante, temos o direito a pedir algo (...) Temos o direito de proteger os nossos interesses no domínio nuclear e num contexto mais amplo", acrescentou, defendendo uma proteção das atuais e futuras sanções dos ocidentais a todas as relações económicas e comerciais entre Teerão e Moscovo.

Já o líder do Irão, aiatola Ali Khamenei, que tem a última palavra em questões sensíveis como o nuclear, garantiu hoje que o seu país não abre mão dos elementos que acredita fazerem a força do Irão, como o programa nuclear.

"Os avanços científicos em questões nucleares são necessários para atender às necessidades do país num futuro próximo, e se desistirmos deles, a quem e para onde devemos nos voltar nos próximos anos", questionou através do seu 'site' oficial.

Reduzir as capacidades defensivas do Irão como "o inimigo" deseja seria "amadorismo", atirou.

Leia Também: Irão acusa EUA de "complicarem" esforços para restaurar acordo de 2015

Recomendados para si

;
Campo obrigatório