Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

Agência de Energia Atómica perde "todas as comunicações" com Chernobyl

Rafael Grossi voltou a apelar às tropas russas, que estão a controlar a área, para respeitarem os procedimentos e para facilitarem a rotação dos funcionários, assim como “seguir os passos importantes para garantir a segurança”. 

Agência de Energia Atómica perde "todas as comunicações" com Chernobyl
Notícias ao Minuto

22:01 - 10/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Chernobyl

As autoridades ucranianas informaram a Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA, na sigla em inglês) que perderam o contacto com Chernobyl, esta quinta-feira, na sequência de uma falha de energia nas instalações.

“De dia para dia, estamos a ver um agravamento da situação em Chernobyl, particularmente em termos de segurança do material radioativo e dos funcionários que continuam a trabalhar sob condições extremamente difíceis e desafiantes”, escreveu o diretor-geral da organização, em comunicado citado pela Reuters.

Rafael Grossi voltou a apelar às tropas russas, que estão a controlar a área, para respeitarem os procedimentos e facilitarem a rotação dos funcionários, assim como “seguir os passos importantes para garantir a segurança”. 

Além das baixas civis registadas pela ONU, a guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 15.º dia, provocou um número por determinar de baixas militares.

Na sequência da invasão, mais de 2,3 milhões de pessoas fugiram para países vizinhos, na crise de refugiados com crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão da Ucrânia foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Leia Também: Centrais nucleares controladas pelos russos deixaram de transmitir dados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório