Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Síria Irão avisa Israel que morte de dois guardas não ficará impune

O Governo do Irão acusou hoje Israel da morte de dois guardas revolucionários num ataque com mísseis ocorrido nos arredores da cidade de Damasco, capital da Síria, e ameaçou que estes "assassínios" não ficarão impunes.

Síria Irão avisa Israel que morte de dois guardas não ficará impune
Notícias ao Minuto

16:12 - 09/03/22 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"As operações de assassínio do regime sionista não poderão ficar impunes", afirmou em comunicado o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Said Khatibzadeh, citado pela agência Efe.

De acordo com o porta-voz estes ataques de Israel foram responsáveis pela morte de dois elementos da Guarda Revolucionária, força de elite das forças armadas iranianas.

"Responder a este tipo de crimes contra a humanidade é um dos objetivos da resistência na região", sublinhou Said Khatibzadeh.

O ataque da aviação israelita nos arredores de Damasco ocorreu na madrugada de segunda-feira.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) referiu, em comunicado, que a ação teve como objetivo atingir posições e armazéns de armamento pertencentes às milícias apoiadas pelo Irão e que lutam ao lado do Ppresidente sírio, Bashar al-Assad, na guerra da Síria.

Segundo o OSDH, este é o sétimo ataque da aviação israelita em território sírio desde o início deste ano.

Israel encara o Irão como uma ameaça e ataca de maneira intermitente posições de milícias iranianas ou aliadas na Síria.

O Irão lidera o chamado Eixo de Resistência contra o Estado de Israel, que integra o movimento radical palestiniano Hamas (que controla a Faixa de Gaza), o grupo xiita libanês Hezbollah e o regime da Síria.

Em conjunto com a Rússia, Teerão tem fornecido apoio financeiro e militar a Assad, no conflito que surgiu na Síria em 2011. O Irão alega que enviou forças para a Síria a convite de Damasco e apenas para missões consultivas.

Desde o início da guerra em território sírio, há 11 anos, Israel fez centenas de ataques aéreos no país vizinho, que raramente comenta.

Desencadeada em 2011 pela repressão às manifestações pró-democracia, a guerra na Síria tornou-se mais complexa ao longo dos anos com o envolvimento de potências regionais e internacionais e a ascensão de 'jihadistas'.

O conflito já matou cerca de 500 mil pessoas, devastou as infraestruturas do país e causou milhões de deslocados e de refugiados.

Leia Também: Dois Guardiões da Revolução Islâmica iraniana morrem em ataque israelita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório