Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Etiópia: Estados Unidos enviam mais 250 toneladas de ajuda para o país

Os Estados Unidos anunciaram hoje o envio de mais de 250 toneladas de ajuda humanitária para a Organização Internacional das Migrações para apoiar as populações das regiões de Amhara e Afar afetadas pelo conflito desde novembro de 2020.

Etiópia: Estados Unidos enviam mais 250 toneladas de ajuda para o país
Notícias ao Minuto

15:49 - 09/03/22 por Lusa

Mundo Etiópia

De acordo com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (OIM), "a ajuda apoiará os esforços dos EUA para dar apoio de emergência a dezenas de milhares de etíopes afetados pelo conflito nas regiões etíopes de Amhara e Afar".

No comunicado, citado pela Europa Press, os EUA lembram que esta é a segunda vez que o país entrega bens humanitários aos etíopes deslocados pelo conflito a norte, através da OIM.

"Esta doação soma-se aos cerca de 900 milhões de dólares [725 milhões de euros] destinados pelos EUA à ajuda humanitária na Etiópia durante o último ano", acrescenta-se no comunicado.

"Há cerca de 4,2 milhões de deslocados na Etiópia por causa dos conflitos e graças a este apoio generoso continuaremos os nossos esforços para apoiar o Governo da Etiópia na altura de assegurar que os deslocados têm acesso a abrigo seguro e um melhor sistema de higiene", disse o chefe da missão da OIM na Etiópia, Jian Zhao.

A Etiópia enfrenta desde novembro de 2020, uma guerra que começou na província do Tigray (norte) e se espalhou para as regiões vizinhas de Amhara e Afar, marcada por abusos de ambas as partes em conflito: as forças governamentais, apoiadas pelas forças da Eritreia, e a Frente Popular de Libertação do Tigray (TPLF, na sigla em inglês).

O conflito provocou vários milhares de mortos, mais de dois milhões de deslocados e mergulhou centenas de milhares de etíopes em condições de desnutrição e fome, segundo a ONU.

Leia Também: Etiópia e Eritreia terão cometido crimes contra a humanidade em Tigray

Recomendados para si

;
Campo obrigatório