Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia. Jovem que vive num bunker partilha dia-a-dia no TikTok

Tem 20 anos, é fotógrafa, e publica nas redes sociais a rotina de quem se protege das tropas russas que invadem a Ucrânia.

Ucrânia. Jovem que vive num bunker partilha dia-a-dia no TikTok
Notícias ao Minuto

18:58 - 08/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Valeria Shashenok é uma fotógrafa ucraniana, que tem 20 anos, e, neste momento, vive num bunker subterrâneo na Ucrânia devido à invasão russa, dia-a-dia que tem partilhado nas redes sociais.

A jovem, natural da cidade de Chernihiv,  começou a divulgar como têm sido os dias desde o início do conflito e a partilhar a sua realidade através do TikTok utilizando o humor, o que lhe tem valido milhões de visualizações.

Trabalhava como freelancer, na criação de conteúdo para restaurantes e hotéis na Ucrânia, enquanto começava uma carreira de cinegrafista e fotógrafa. Mas a guerra mudou não só a sua vida, como as publicações online que, da partilha de momentos alegres, passaram a mostrar a destruição de que o seu país é alvo. 

Segundo o Toronto Star, a jovem revelou que, no dia 24 de fevereiro, quando Putin declarou guerra à Ucrânia, estava em total descrença: "Não acreditava que a guerra pudesse realmente acontecer. Achei que era uma piada". Quando ouviram os mísseis, ela e a família abrigaram-se num bunker subterrâneo sem janelas no escritório do pai, a 10 minutos da casa em Chernihiv.

Embora não pensasse que ficaria escondida tanto tempo, este tem sido o seu abrigo há semanas e um lugar onde encontra inspiração para documentar o que experiencia.

@valerisssh

Ukraine never forget it🇺🇦

Alice in Wonderland - Joanna Wang

Leia Também: Zelensky já falou para o parlamento britânico: "Todos são um alvo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório