Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"A operação só acabará quando vierem entregar as armas"

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse hoje que a operação que a polícia timorense está a realizar contra grupos acusados de desestabilizar o país decorre sem problemas, mas só termina com a entrega de armas.

"A operação só acabará quando vierem entregar as armas"
Notícias ao Minuto

15:40 - 27/03/14 por Lusa

Mundo Xanana Gusmão

"A operação feita pela polícia continua a decorrer por todo o território. Não há ameaças de violência, não há ameaças de confrontos físicos e armados. A população tem reagido bem e as pessoas que receberam fardas têm cooperado e entregado", afirmou Xanana Gusmão, em declarações à agência Lusa.

"A operação só acabará quando vierem entregar as armas", salientou Xanana Gusmão, que acumula também a pasta da Defesa e Segurança.

O primeiro-ministro explicou também que no início a polícia enfrentou alguns obstáculos, "mas a população começou a compreender que é necessário contribuir e participar".

"A democracia dá direito a tudo, críticas, comentários, mas a democracia não dá direito a revoluções à Tailândia, à Ucrânia, à Venezuela. Não dá. Há outros meios para mudar a situação, para exprimir a nossa vontade de mudança, mas nunca com meios ilegítimos", sublinhou Xanana Gusmão.

O parlamento de Timor-Leste aprovou este mês uma resolução em que pede à polícia para fazer cumprir a lei e a condenar o classifica como tentativas de instabilidade e ameaças ao Estado protagonizadas pelo Conselho de Revolução Maubere e pelo Conselho Popular da Defesa da República de Timor-Leste (CPD-RDTL).

No âmbito da operação desencadeada pela polícia, na sequência da resolução do parlamento, foram detidos preventivamente Paulino Gama (Mauk Moruk), ex-comandante das Brigadas Vermelhas, e o comandante Labarik, também ex-comandante das Falintil.

O Conselho de Revolução Maubere, liderado por Mauk Moruk, exige a dissolução do parlamento, a demissão do Governo, a convocação de eleições, a restauração da Constituição de 1975 e a alteração para um regime presidencialista no país.

O CPD-RDTL é um grupo de ex-veteranos, liderado por António Matak, que se encontra sob termo de identidade e residência, que, após a restauração da independência, realizou várias manifestações em Díli a exigir o reconhecimento da independência proclamada em 1975, bem como a saída das organizações internacionais do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório