Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Brasil mantém-se "imparcial" quanto à invasão russa sobre a Ucrânia

Carlos Alberto França diz, no entanto, que o Brasil está "do lado da paz mundial".

Brasil mantém-se "imparcial" quanto à invasão russa sobre a Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:28 - 08/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ministro dos Negócios Estrangeiros

O Brasil não tomará qualquer partido no que toca à invasão da Rússia sobre a Ucrânia, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros do pais, Carlos Alberto França, segundo a Reuters. A mesma fonte revela que a posição do país será de "imparcialidade" face ao conflito, mas nunca de "indiferença".

"A posição do Brasil é clara... Estamos do lado da paz mundial", disse o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros do Brasil, numa conferência de imprensa em Lisboa, quando lhe perguntaram se condenava a invasão. Apesar de acreditar ser possível atingir a paz, Carlos França garante que o país que representa opta por não tomar qualquer "partido" neste momento.

Estas declarações foram proferidas depois do presidente Jair Bolsonaro ter feito uma visita a Moscovo apenas poucos dias antes do início da invasão russa. Algo que acabaria por enfurecer os aliados ocidentais, que argumentavam que o Brasil estava "em solidariedade com a Rússia".

Bolsonaro repreendeu também no final do mês passado, o seu vice-presidente Hamilton Mourão por condenar esta mesma invasão, dizendo que, no Brasil, apenas o presidente poderia falar acerca de uma crise na Europa de Leste.

Neste momento, a invasão russa sobre a Ucrânia, que dura há 13 dias, provocou já mais de dois milhões de refugiados ucranianos, na sua maioria mulheres e crianças, de acordo com os mais recentes dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Uma mulher foi violada a cada dez minutos no Brasil em 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório