Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

UE pede para Bruxelas avaliar adesão da Ucrânia, Geórgia e Moldova

Os embaixadores dos 27 Estados-membros junto da União Europeia (UE) chegaram hoje a acordo para pedir à Comissão Europeia para avaliar os pedidos da Ucrânia, Geórgia e Moldova para obterem o estatuto de países candidatos ao bloco comunitário.

UE pede para Bruxelas avaliar adesão da Ucrânia, Geórgia e Moldova
Notícias ao Minuto

15:58 - 07/03/22 por Lusa

Mundo Embaixadores

"Acordo no Coreper [representantes permanentes dos Estados-membros] para convidar a Comissão Europeia a apresentar um parecer sobre cada um dos pedidos de adesão à UE apresentados pela Ucrânia, Geórgia e Moldova", anunciou a presidência francesa do Conselho.

Numa publicação na rede social Twitter, a presidência francesa do Conselho da UE adiantou que foi lançado um "procedimento escrito para validação pelo Conselho dos projetos de cartas destinados a solicitar o parecer da Comissão da UE".

Em altura de aceso confronto armado em território ucraniano devido à invasão russa, o anúncio surge uma semana depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter assinado o pedido formal para a entrada do país na UE, solicitando o estatuto de candidato, e dias depois de a Geórgia e a Moldova terem dado passos no mesmo sentido.

A Comissão Europeia já veio, porém, recordar que "há um procedimento a respeitar", complexo e moroso.

As regras europeias ditam que qualquer país europeu que respeite os valores europeus do Tratado da União Europeia e esteja empenhado em promovê-los pode pedir para se tornar membro.

Quando um país apresenta um pedido de adesão à UE, o Conselho convida a Comissão Europeia a dar o seu parecer sobre o pedido.

Cabe depois ao Conselho da UE (na formação de Conselho dos Assuntos Gerais) estabelecer e supervisionar o processo de alargamento da UE e as negociações de adesão.

As decisões tomadas no Conselho dos Assuntos Gerais sobre os países candidatos requerem o acordo unânime de todos os Estados-membros da UE.

Hoje mesmo, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, indicou que os chefes de Governo e de Estado da UE irão "discutir o pedido de adesão da Ucrânia nos próximos dias", numa alusão à solicitação ucraniana para obter o estatuto de país candidato à União Europeia.

Contudo, a discussão será difícil e já na semana passada Charles Michel avançou existirem "pontos de vista diferentes na Europa e várias opiniões sobre este assunto" entre os líderes da UE sobre a atribuição de estatuto de candidato à Ucrânia.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Tropas russas matam autarca enquanto distribuía ajuda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório