Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
MIN 10º MÁX 17º

Porta-voz do Kremlin revela exigências para cessar-fogo na Ucrânia

As delegações russa e ucraniana reúnem-se esta segunda-feira para a terceira ronda de negociações. Se a Ucrânia concordar com as condições, o cessar-fogo acontecerá no "momento".

Porta-voz do Kremlin revela exigências para cessar-fogo na Ucrânia

Cessação da atividade militar, mudança da constituição para consagrar neutralidade, reconhecimento da Crimeia como território russo e das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como territórios independentes. São estas as condições da Rússia para um cessar-fogo imediato na Ucrânia.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Kyiv já foi informado de que a Rússia se encontra disposta a interromper a sua ofensiva militar “num momento” se cumprir as condições. 

“Eles foram informados de que tudo poderia ser interrompido num momento”, assegurou à agência de notícias Reuters.

Para o governo russo, a Ucrânia “deveria fazer revisões à constituição” de forma a “rejeitar qualquer objetivo de entrar em qualquer bloco”. “Isso só é possível ao fazer mudanças na constituição”, assegurou. 

Peskov frisou que a Rússia não pretende anexar mais territórios ucranianos, mas sim "desmilitarizar" a Ucrânia. “Nós vamos terminar isto. Mas o principal é que a Ucrânia termine a sua ação militar. Eles têm de parar a sua ação militar e então ninguém disparar”, acrescentou.

“Também falamos sobre como deveriam reconhecer que a Crimeia é um território russo e que precisam de reconhecer que Donetsk e Lugansk são estados independentes. E é isso. Vai parar num momento”, frisou.

As delegações russa e ucraniana reúnem-se esta segunda-feira para a terceira ronda de negociações. A reunião acontecerá na região de Brest, na Bielorrússia, pelas 16h [14h em Lisboa]. 

Leia Também: AO MINUTO: UE prepara novas sanções; Kyiv rejeita corredores humanitários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório