Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

TV russa que foi encerrada emite 'Lago dos Cisnes' em protesto simbólico

Estação foi encerrada pelo Kremlin, mas fez questão de incluir um 'canto do cisne' simbólico, mas poderoso. A transmissão cortou para uma performance do ballet de Tchaikovsky da era soviética.

Notícias ao Minuto

11:31 - 04/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

A televisão independente russa TV Rain foi fechada pelo Kremlin na quinta-feira, à medida que o regime russo oprime e silencia todos os média independentes e críticos de Vladimir Putin e da guerra.

Mas a televisão saiu de cabeça erguida, terminando a emissão com um protesto simbólico e transmitindo o icónico ballet de Tchaikovsky, 'O Lago dos Cisnes'.

A escolha remete para um protesto semelhante em agosto de 1991, quando os média russos não puderam transmitir notícias sobre o golpe de Estado falhado contra o governo de Mikhail Gorbatchev.

Como alternativa, as televisões passaram o ballet do compositor russo durante três dias consecutivos.

A TV Rain seguiu o exemplo, com os jornalistas e funcionários a saírem do estúdio em direto, dando lugar a uma mensagem a dizer "não à guerra" e, logo a seguir, uma prestação da peça de 1991.

A utilização de uma peça de Tchaikovsky tem outra nuance - intencional ou não. O regime russo é também conhecido pelos seus ataques aos direitos da comunidade LGBT+ (Putin chegou a dizer que a homossexualidade era um "distúrbio sociocultural") e cartas descobertas em 2018 do compositor provaram que este era homossexual, com os textos a explicarem, segundo o The Guardian, as suas paixões ardentes e proibidas.

Piotr Ilyich Tchaikovsky, um dos grandes nomes da música clássica russa, um país com um vasto leque de compositores mundialmente aclamados como Rachmaninoff, Prokofiev, Stravinsky, Scriabin, entre muitos outros..

A TV Rain já tinha sido restringida das televisões pelo Kremlin há alguns anos e mantinha a transmissão online, mas a recente purga de órgãos de comunicação social independentes obrigou-a mesmo a fechar as portas.

Os média russos têm sido um dos palcos de confrontos entre a Rússia e o Ocidente, com órgãos estatais como a Sputnik e a Russia Today a serem bloqueados pela União Europeia. Como resposta, a Rússia restringiu o acesso à BBC, ao Deutsche Welle, entre outros.

Leia Também: Redes sociais e media independentes parcialmente inacessíveis na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório