Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Ucraniana não consegue convencer família na Rússia do perigo que corre

"Estão a fazer uma lavagem cerebral às pessoas", garante a mulher de 25 anos a viver na cidade de Kharkiv.

Ucraniana não consegue convencer família na Rússia do perigo que corre
Notícias ao Minuto

11:26 - 04/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Uma jovem de 25 anos de Kharkiv não consegue convencer a família, que vive na Rússia, de que a sua cidade está a ser bombardeada.

Abrigada com os quatro cães na casa de banho do seu apartamento, Oleksandra tem falado regularmente com a mãe, que vive em Moscovo, e até já conseguiu enviar-lhe vídeos, mas não consegue convencê-la do perigo que corre. A jovem diz mesmo que a família repete aquilo que ouve na televisão estatal russa.

"Eu não queria assustar os meus pais, mas comecei a contar-lhes diretamente que civis e crianças estão a morrer", contou à BBC. "Mas, apesar de se preocuparem comigo, eles acreditam que provavelmente isso acontece apenas por acidente, que o exército russo nunca atacaria civis. Que são os ucranianos que estão a matar o seu próprio povo."

A jovem russa acredita que isso se deve às narrativas transmitidas pela televisão do país.

"Assustou-me quando a minha mãe citou concretamente a TV russa. Eles estão a fazer uma lavagem cerebral às pessoas e elas confiam neles", acredita Oleksandra.

A jovem diz que os pais entendem que há alguma ação militar em curso na Ucrânia, mas acreditam que os russos o fizeram para libertar aquele país. "Eles não vão estragar nada, não te vão tocar, estão só de olho em bases militares", repete.

"Eu quase que já me esqueci como é o silêncio. Eles estão a bombardear [a cidade] sem parar", conta Oleksandra.

Recorde-se que os canais de televisão estatais russos não podem usar a palavra "agressão" ou "invasão militar" para se referir ao conflito, mas sim "operação especial de libertação". Qualquer veículo russo que use as palavras "guerra", "invasão" ou "ataque" é bloqueado pelo regulador de media do país por divulgar "informações deliberadamente falsas".

Nem mesmo os protestos de cidadãos russos, nas ruas, em defesa dos ucranianos, podem ser exibidos na televisão.

Leia Também: Abramovich tem proposta pelo Chelsea, mas irá o dinheiro ajudar a Rússia?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório