Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Crianças russas têm aula sobre "necessidade" de invasão da Ucrânia

Meninos foram também ensinados sobre o "perigo que a NATO representa para o país".

Crianças russas têm aula sobre "necessidade" de invasão da Ucrânia
Notícias ao Minuto

11:50 - 03/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

As crianças russas com idade escolar estão a ser ensinadas sobre a "necessidade" da invasão e da guerra na Ucrânia. De acordo com informações reveladas pela SkyNews, o Kremlin 'deu', esta quinta-feira, uma aula virtual sobre "como a missão de libertação da Ucrânia é uma necessidade". 

Na lição, transmitida pela televisão, foi ainda dito às crianças a razão pela qual "a Rússia se movimentou pela proteção dos civis das repúblicas de Donetsk e Luhansk". 

Esta terá sido transmitid para todo o país pelo meio-dia, hora de Moscovo - 9 horas da manhã em Portugal continental.

Segundo avançou o ministro da Educação da Rússia, as crianças foram também ensinadas sobre o "perigo que a NATO representa para o nosso país".

Em comunicado, ainda de acordo com o canal britânico, foi explicado aos mais pequenos como "distinguir a verdade das mentiras num grande fluxo de informação, vídeos e fotos que estão a 'inundar' a Internet" nos dias de hoje.

Recorde-se que a Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2 mil civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados.

O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Leia Também: AO MINUTO: Zelensky compara russos a vírus; 10 crianças mortas em Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório