Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Vamos reconstruir todos os prédios, todas as ruas, todas as cidades"

A Rússia vai pagar por todos os danos infligidos à Ucrânia, garantiu hoje o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometendo "reconstruir todos os edifícios" destruídos pelos ataques russos.

"Vamos reconstruir todos os prédios, todas as ruas, todas as cidades"
Notícias ao Minuto

11:30 - 03/03/22 por Lusa

Mundo Volodymyr Zelensky

"Vamos reconstruir todos os prédios, todas as ruas, todas as cidades e dizemos à Rússia: aprenda a palavra 'reparações'", afirmou, num discurso gravado em vídeo e hoje divulgado.

A Rússia "vai ter de nos reembolsar integralmente por tudo o que fez contra o nosso Estado e contra todos os ucranianos", acrescentou.

A Rússia lançou na madrugada há uma semana uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades.

As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e cerca de um milhão de refugiados, segundo a ONU.

O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a "operação militar especial" na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Leia Também: Lavrov quer que Rússia e Ucrânia negoceiem de igual para igual

Recomendados para si

;
Campo obrigatório