Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Segunda ronda de negociações começa às 12h00, diz Rússia

Moscovo diz esperar pela chegada da delegação ucraniana.

Segunda ronda de negociações começa às 12h00, diz Rússia
Notícias ao Minuto

10:53 - 03/03/22 por Carmen Guilherme com Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

As negociações entre a Rússia e a Ucrânia serão retomadas esta quinta-feira, pelas 15h00 (12h00 em Lisboa). A informação foi avançada pelo assessor de Vladimir Putin, Vladimir Medinsky, citado pela agência russa Sputnik.

Segundo a mesma fonte, é agora esperada a chegada da delegação ucraniana. 

Recorde-se que a segunda ronda de negociações deveria ter começado na quarta-feira, mas foi adiada para hoje. A possibilidade de um cessar-fogo, a pedido a Ucrânia, está entre a agenda de trabalhos. Caso este ponto seja acordado, pode ser colocado o fim, ainda que temporário, aos ataques que a Rússia continua a levar a cabo no país vizinho. 

O local escolhido para o encontro é a cidade de Brest, na Bielorrússia, perto da fronteira com a Polónia. Em declarações à agência bielorrusa BELTA, Medinsky explicou que a reunião deveria ter-se realizado em território polaco, mas o local foi alterado devido à "complexidade da logística do lado ucraniano".

A primeira reunião decorreu na segunda-feira, na região bielorrussa de Gomel, no quinto dia de combates na Ucrânia, que foi novamente invadida pela Rússia depois de ter perdido a Crimeia para Moscovo em 2014.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse hoje que a Rússia está pronta para continuar as negociações com a Ucrânia, mas não vai parar a operação militar na Ucrânia até que cumpra os seus objetivos.

"Estamos prontos a negociar, mas vamos continuar a nossa operação, porque não podemos permitir que exista na Ucrânia uma infraestrutura que ameace a segurança da Rússia. A desmilitarização será completada com a eliminação desta infraestrutura e armamento", disse Lavrov numa videoconferência com jornalistas internacionais.

"Mesmo que assinemos um acordo de paz, este deve necessariamente incluir" o ponto de desmilitarização, disse, citado pelas agências internacionais.

O chefe da diplomacia russa lembrou que a delegação de Moscovo apresentou as suas exigências aos negociadores ucranianos no início desta semana, e espera que Kiev responda nas conversações marcadas para hoje.

Lavrov acusou o Ocidente de ter continuamente armado a Ucrânia, treinado as suas tropas e construído bases para transformar o país num baluarte contra a Rússia.

Moscovo alega que essa ação do Ocidente fez com que a Ucrânia se tivesse transformado numa ameaça à segurança da Rússia, forçando-a agir com o ataque lançado em 24 de fevereiro.

Lavrov admitiu, no entanto, que será encontrada uma solução para o conflito.

"É claro que será encontrada uma solução, não tenho dúvidas. As condições, as condições mínimas para nós, são bem conhecidas. Serão discutidas, também em negociações com o lado ucraniano. Aconteceu em Gomel e vai acontecer hoje", disse.

A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou um número ainda não determinado de mortos e feridos, bem como mais de um milhão de refugiados.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

A União Europeia e vários países responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e sanções económicas contra interesses russos, que abrangem Putin e Lavrov.

[Notícia atualizada às 12h14]

Leia Também: AO MINUTO: Zelensky compara russos a vírus; 10 crianças mortas em Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório