Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Governo talibã reuniu-se para celebrar 2º aniversário acordos de Doha

O governo talibã reuniu-se hoje na capital afegã para assinalar o segundo aniversário da assinatura dos acordos de Doha, que puseram fim à presença dos Estados Unidos no Afeganistão após duas décadas de guerra.

Governo talibã reuniu-se para celebrar 2º aniversário  acordos de Doha
Notícias ao Minuto

14:58 - 01/03/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

O dia da assinatura dos acordos de Doha "como resultado da 'jihad' e dos sacrifícios da nação afegã (...) será recordado como um dia honroso na história do nosso país", disse o porta-voz adjunto do governo talibã, Ahmadullah Wasiq.

A reunião contou com a presença de alguns funcionários do governo talibã, que em agosto passado tomou o poder no Afeganistão, incluindo o mulá Abdul Ghani Baradar, cofundador dos talibã e chefe de gabinete do gabinete de ministros, o vice-primeiro-ministro do Afeganistão, Abdul Salam Hanafi, e o porta-voz do governo, Zabiullah Mujahid.

Num discurso público, Mullah Abdul Ghani Baradar exortou os cidadãos afegãos, especialmente os jovens e instruídos, a não deixarem o país neste momento de crise humanitária e económica.

O vice-primeiro-ministro talibã observou que nos acordos de Doha, "o Emirado Islâmico (como os talibãs se autodenominam) comprometeu-se a não permitir que alguém ameaçasse qualquer país a partir de solo afegão", uma promessa que ainda mantêm, acrescentou.

O ministro das Minas e Petróleo, Malavi Shahabudin Delawar, também presente na reunião, disse que "a derrota dos EUA começou após a assinatura do acordo de Doha", e salientou que "o Emirato Islâmico não recuou nas suas exigências e posição durante as negociações".

Numa declaração emitida após a reunião, o governo talibã referiu que os cidadãos afegãos estão a viver "uma vida pacífica" no Afeganistão, "pelo que o mundo deve cooperar com eles para tirar partido das oportunidades disponíveis e construir boas relações com os Emirados Islâmicos para evitar os próximos desafios".

Os acordos de Doha assinados em 2020 procuraram estabelecer a paz no Afeganistão após duas décadas de conflito armado entre os talibãs e os EUA e culminaram com a retirada das tropas norte-americanas do país no prazo de 14 meses.

A saída dos EUA, porém, estava na condição, entre outras coisas, de que o Afeganistão não se tornasse novamente um santuário para os terroristas, como aconteceu durante o anterior regime entre 1996 e 2001, que foi marcado pelo apoio a Osama bin Laden e aos ataques do 11 de Setembro.

Com a retiradas das tropas norte-americanas, os talibãs aproveitaram a ocasião para aumentar os ataques e ocuparem as províncias afegãs até ganharem o controlo de todo o país, processo que terminou em 15 de agosto de 2021 com a queda de Cabul.

Leia Também: Cruz vermelha apela ao apoio ao Afeganistão "sem condicionalismos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório