Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Sem vocês, ficaremos sós", diz Zelensky no PE. "Provem que são europeus"

O presidente ucraniano interveio por videoconferência na sessão plenária extraordinária.

"Sem vocês, ficaremos sós", diz Zelensky no PE. "Provem que são europeus"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou esta terça-feira ao Parlamento Europeu, agradecendo o apoio da União Europeia ao povo ucraniano, reafirmando o sofrimento da Ucrânia e pedindo a adesão célere da Ucrânia à comunidade europeia.

Num discurso emotivo, no qual o próprio tradutor oficial da UE se emocionou, Zelensky disse que a Ucrânia está "a lutar pelos nossos direitos, pela nossa liberdade, mas também queremos ser membros igualitários da Europa."

"Acredito que estamos a mostrar que a UE será mais forte connosco. Sem vocês, ficaremos sós. No mínimo, mostramos que somos tão bons como vós. Provem que são, de facto, europeus, e assim a vida vencerá a morte e a luz vencerá a escuridão. Glória à Ucrânia", disse Zelensky.

O presidente ucraniano recordou o bombardeamento mortífero em Kharkiv, que matou várias pessoas na Praça da Liberdade, uma da maiores praças da Europa, e fez um apelo: "Todas as praças da Ucrânia chamam-se hoje Freedom Square".

Zelensky também salientou a retórica do presidente russo, nomeadamente devido à morte de 16 crianças na Ucrânia.

"Ontem 16 crianças foram mortas. E o Putin dirá novamente que isto é uma ação militar. Em que tipo de fábrica militar trabalham as nossas crianças?", questionou o líder ucraniano.

Esta manhã, em Kharkiv, mais edifícios residenciais foram bombardeados pelos russos, tendo sido também destruído o edifício do governo na cidade, que é a segunda maior da Ucrânia. Volodymyr Zelensky disse que a manhã "foi trágica para nós" e falou da forte comunidade russa na cidade.

"Sempre viveram russos lá, sempre amigáveis. Há mais de 20 universidades lá, a juventude é inteligente. Dezenas de pessoas morreram. É este o preço da liberdade", lamentou.

Zelensky admitiu que o discurso foi improvisado, já que "o tempo de usar o papel terminou, agora lidamos com a realidade". Mas apesar da tragédia humana na Ucrânia, o presidente acredita "que estamos a dar vidas por valores, por liberdade, pelo desejo de ser livre".

"Dizemos muitas vezes que venceremos contra todos, e estou muito feliz por não estarmos apenas a falar, é possível ver isso", rematou.

O Parlamento Europeu reuniu hoje para uma sessão extraordinária para votar uma resolução que condena a invasão russa, com a presença dos presidentes do Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho Europeu - Roberta Metsola, Ursula von der Leyen e Charles Michel, respetivamente -, além do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Os eurodeputados vão também debater a adesão da Ucrânia à União Europeia, um pedido feito formalmente na segunda-feira.

[Notícia atualizada às 12h13]

Leia Também: Presidente da Ucrânia assina pedido de adesão à União Europeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório