Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Eslovénia apoia entrada acelerada de Kiev na UE

O Governo esloveno manifestou hoje o seu total apoio à entrada da Ucrânia na União Europeia (UE), seguindo um procedimento acelerado, conforme solicitado por Kiev no âmbito da invasão russa.

Eslovénia apoia entrada acelerada de Kiev na UE
Notícias ao Minuto

20:54 - 28/02/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Vocês têm todo o nosso apoio", escreveu o primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, na rede social Twitter, em resposta a uma mensagem na qual o seu homólogo ucraniano, Denys Shmyhal, assegurou que "chegou a hora de carimbar no papel" que os ucranianos são uma "parte inalienável" da comunidade europeia.

Shmyhal indicou que o seu país solicitou a entrada na UE através de um "processo especial", enquanto o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, solicitou que a aprovação do processo seja "imediata".

Jansa tinha dito, na noite de domingo, que se a Ucrânia cair às mãos dos russos, haverá um "efeito dominó" e a Rússia também atacará a Moldávia, a Geórgia e países dos Balcãs Ocidentais e Bálticos, alertando para o que poderá ser o início de um conflito mundial.

O primeiro-ministro esloveno e seu homólogo polaco, Tadeusz Morawiecki, propuseram, na semana passada, aos demais países da UE, a entrada da Ucrânia na UE até 2030.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e quase 500 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Leia Também: Costa salienta diálogo próximo com a Eslovénia na NATO e na UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório