Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Zelensky admite negociar com russos mas recusa que seja Bielorrússia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que o seu país está pronto para negociações de paz com a Rússia, mas não na Bielorrússia.

Zelensky admite negociar com russos mas recusa que seja Bielorrússia
Notícias ao Minuto

08:10 - 27/02/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Zelensky reagia, através de uma mensagem de vídeo, às informações avançadas pelo Kremlin, segundo aos quais uma delegação russa chegou hoje à cidade bielorrussa de Gomel para conversações com responsáveis do governo ucraniano.

Volodymyr Zelensky indicou Varsóvia, Bratislava, Istambul, Budapeste ou Baku como locais alternativos para decorrerem as negociações.

O Presidente ucraniano considerou ainda que há outros locais possíveis para que delegações de ambos os países se possam sentar à mesa de negociações, mas deixou claro que a Ucrânia não aceita a escolha feita pela Rússia -- de que decorram na Bielorrússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse hoje que representantes dos "ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Defesa e de outros serviços, designadamente da presidência russa" chegaram à cidade de Gomel, na Bielorrússia, para negociar com os responsáveis ucranianos.

"A delegação russa está pronta para começar e agora esperamos pelos ucranianos", disse o mesmo porta-voz, citado pelas agências internacionais.

A Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, através da Bielorrússia ao norte, da Crimeia, território ucraniano que anexou em 2014, ao sul, e do território russo a nordeste e a leste.

As autoridades ucranianas disseram hoje que pelo menos 198 pessoas foram mortas, incluindo civis, desde o início da invasão russa.

O ataque russo tem sido amplamente condenado em todo o mundo e vários países, com destaque para os ocidentais, aprovaram sanções económicas para punir o regime de Moscovo.

[Notícia atualizada às 08h22]

Leia Também: Delegação russa na Bielorrússia para negociar com executivo ucraniano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório