Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Possível "catástrofe ambiental". Russos explodem depósito de petróleo

O gabinete do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, avisou hoje sobre uma possível "catástrofe ambiental" após forças russas terem feito explodir um depósito de petróleo em Kharkiv, a segunda maior cidade do país.

Notícias ao Minuto

06:22 - 27/02/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

O Serviço Estatal de Comunicação Especial e Proteção de Informação aconselhou os residentes a cobrirem as janelas com panos húmidos e a ingerirem muitos líquidos.

Acima, pode ver dois vídeos diferentes - um ao longe e outro no local - que capturaram a intensidade das chamas.

A procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, disse que as forças russas não conseguiram tomar Kharkiv, onde estão em curso intensos combates.

A cidade de 1,5 milhões de pessoas está localizada a 40 quilómetros da fronteira russa.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 150.000 deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Leia Também: Dois jornalistas dinamarqueses baleados no leste da Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório