Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Guterres promete a presidente da Ucrânia reforço da ajuda humanitária

O presidente ucraniano e o secretário-geral da ONU abordaram a possibilidade de qualificar as ações da Rússia como um genocídio contra a população ucraniana, numa conversa durante este sábado.

Guterres promete a presidente da Ucrânia reforço da ajuda humanitária
Notícias ao Minuto

19:14 - 26/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que conversou este sábado com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, sobre a retirada do direito de voto à Rússia no Conselho de Segurança da ONU, a possibilidade de qualificar as ações e declarações russas como um genocídio contra a população ucraniana e ainda sobre a entrega dos corpos dos soldados russos.

“Privar o país agressor do direito de voto no Conselho de Segurança da ONU, qualificar as ações e declarações da Rússia como genocídio de pessoas ucranianas, ajudar na entrega dos corpos dos soldados russos. Falei sobre isto numa conversa com o secretário-geral da ONU, António Guterres”, afirmou Zelensky na rede social Twitter.

Por seu lado, Guterres revelou que “transmitiu” a Zelensky a “determinação da ONU em aumentar a assistência humanitária à população da Ucrânia”.

“Falei hoje com o presidente Zelensky e transmiti a determinação da ONU em aumentar a assistência humanitária à população da Ucrânia”, começou por afirmar também no Twitter.

“O respeito pelo direito internacional humanitário e a proteção dos civis são agora primordiais”, frisou. 

Leia Também: Ucrânia. Mais de 150 mil pessoas fugiram para países vizinhos, diz ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório