Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Rússia veta resolução na ONU; Zelensky prevê "noite difícil"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia.

AO MINUTO: Rússia veta resolução na ONU; Zelensky prevê "noite difícil"
Notícias ao Minuto

19:25 - 25/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A Rússia aproxima-se cada vez mais do centro de Kiev no segundo dia de invasão na Ucrânia, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a garantir que não abandona a capital, mas a admitir que a noite vai ser "muito difícil".

A NATO anunciou durante a tarde que iria apoiar as tropas ucranianas com material antiaéreo e avisou que a Rússia não tenciona travar a sua expansão pela Ucrânia.

A aliança anunciou também que iria mobilizar, pela primeira vez na sua história, a força de reação rápida

Entretanto, mais de 50 mil ucranianos já abandonaram o país em direção a territórios fronteiriços, mas muitos optam por ficar para lutar contra os invasores russos.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre o conflito na Ucrânia:

00h05 - Boa noite. Encerramos por agora o acompanhamento ao Minuto dos contornos da guerra que assola a Ucrânia e que ameaça a população de Kiev. Daremos início, na manhã deste sábado, a um novo registo com todos os novos acontecimentos 

23h57 - Hungria disponibiliza-se para mediar paz entre Moscovo e Kiev

A Hungria ofereceu-se hoje para acolher negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, enquanto prossegue a invasão de território ucraniano pelas forças russas, levando as potências ocidentais a duvidar da possibilidade de negociações.

23h51 - ONU procurará mais de 890 milhões de euros para ajuda humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) procurará obter mais de mil milhões de dólares (890 milhões de euros) em doações para ajuda humanitária na Ucrânia nos próximos três meses, disseram hoje fontes oficiais.

23h49 - Manifestantes russos voltam às ruas apesar das repressões das autoridades

Manifestantes saíram hoje para as ruas de Moscovo, São Petersburgo e de toda a Rússia para condenar a ofensiva militar na Ucrânia, resistindo à repressão do sentimento antiguerra pelas autoridades russas que, nos últimos dias, motivou centenas de detenções.

23h48 - ONU pede "acesso desimpedido" para ajuda humanitária

A Organização das Nações Unidas (ONU) quer "acesso seguro e desimpedido" à ajuda humanitária destinada à Ucrânia, que está sob ataque militar da Rússia, disse hoje o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths.

23h33 - Em plena guerra, bebé nasce no metro de Kiev onde milhares se abrigam

No meio da escuridão da guerra na Ucrânia, um raio de esperança. Um bebé nasceu numa estação de metro em Kiev onde milhares de ucranianos se abrigam para se protegerem dos ataques russos.

23h29 - Forças ucranianas terão abatido avião russo com 100 paraquedistas

Um sistema de defesa antiaérea ucraniano S-300 terá abatido à meia-noite um avião de transporte russo Ilyushin Il-76 a cerca de 30 quilómetros de Kiev, que continha a bordo cerca de 100 paraquedistas russos, segundo avança o Kyiv Independent citando um general ucraniano.

23h12 - Ouvidos tiroteios em Kiev. População aconselhada a fazer cocktails molotov

Foram ouvidos os primeiros tiroteios na capital ucraniana, Kiev, segundo relatam os meios de comunicação ucranianos e se ouve em vídeos que estão a ser partilhados na rede social Twitter. De acordo com vários relatos no Twitter, não confirmados oficialmente, tratar-se-á do bairro de Troieshchyna, em Kiev. 

23h05 - Chernobyl. Veículos militares podem ter causado aumento de radiação

As altas medições de radiação na central nuclear danificada de Chernobyl, controlada agora pelas forças russas na sequência da invasão à Ucrânia, podem ter sido causadas pela passagem de veículos militares pesados, relatou hoje o regulador ucraniano.

23h04 - "É a minha casa": Jornalista da BBC vê prédio destruído em direto em Kiev

Olga Malchevska, uma jornalista ucraniana da BBC, não contava que hoje estaria em direto, em Londres, a comentar a destruição de algumas zonas de Kiev e que numa dessas zonas o seu prédio seria destruído pelos ataques aéreos lançados pelos russos.

22h48 - "Noite será muito difícil. O inimigo usará todas as forças disponíveis"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou hoje a falar à nação numa mensagem que demonstra a gravidade da situação vivida na Ucrânia. A noite será muito difícil, mais do que foi o dia, disso o chefe de Estado da Ucrânia não tem dúvidas. 

22h46 - Resolução do Conselho de Segurança da ONU vetada pela Rússia

A resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas a condenar a ação militar da Rússia foi esta sexta-feira chumbada pelo órgão, devido ao veto da Rússia, que tem assento permanente na organização. O voto da Rússia foi o único contra a resolução e a China, Índia e Emirados Árabes Unidos abstiveram-se. A embaixadora dos EUA afirmou, após o voto, que a Rússia "não pode vetar as nossas vozes".

22h40 - Ucrânia pediu ajuda ao FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, confirmou esta sexta-feira que a Ucrânia pediu ajuda de emergência à instituição. Segundo a Sky News, o FMI está em contacto com as autoridades ucranianas para as apoiar "de qualquer maneira".

22h23 - Boris Johnson em russo: "Esta guerra não é em vosso nome"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, gravou uma mensagem para os povos ucranianos e russos, a condenar a invasão e a reafirmar a soberania da Ucrânia. Johnson falou em ucraniano e em russo, dizendo aos cidadãos a viver na Rússia de Putin que "esta guerra não é em vosso nome".

22h05 - Ruas de Tbilisi cheias para apoiar povo ucraniano

No mundo inteiro, de Lisboa a Taiwan, milhares de pessoas saíram às ruas para mostrar o seu apoio para com o povo ucraniano. Uma das imagens mais fortes surge a partir de Tbilisi, na Geórgia, que foi invadida pelos russos em 2008. A manifestação dos georgianos foi agradecida por Zelensky no Twitter.

21h53 - Kiev pronta para falar com Putin para cessar-fogo e paz

Um porta-voz do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse hoje que Kiev está disponível para um encontro com Vladimir Putin afim de chegar a um acordo para cessar-fogo e obter paz. A Interfax, agência de notícias russa, avança que amanhã poderá haver mais diálogo.

21h46 - "Toda a guerra é uma capitulação vergonhosa", afirma o Papa em russo

O papa Francisco, a propósito da ofensiva militar russa na Ucrânia, disse hoje que "qualquer guerra é uma capitulação vergonhosa", num 'tweet' publicado e traduzido para vários idiomas, incluindo o russo, o que é raro.

21h23 - Casa Branca admite que queda de Kiev é "possibilidade real"

A queda de Kiev é "uma possibilidade real", admitiu hoje porta-voz da Casa Branca dos Estados Unidos da América Jen Psaki. As autoridades de inteligência dos EUA estão preocupadas que Kiev possa cair nas mãos do controlo russo nos próximos dias.

21h14 - Reino Unido congela bens de Vladimir Putin e do ministro Sergei Lavrov

O Tesouro britânico divulgou que adicionou as duas figuras russas, à sua lista de entidades e indivíduos alvo de sanções, devido ao papel de "destabilizar a Ucrânia" ou "ameaçar a sua integridade territorial".

21h04 - Chega está "ao lado do Governo" contra a Rússia
 
O líder do Chega, André Ventura, afirmou hoje que o partido "estará ao lado do Governo português, tenha ele que cor tenha, no esforço militar diplomático e económico para pôr travão à Rússia".

20h58 - EUA juntam-se à mobilização de tropas na força de reação rápida

Depois da NATO ter anunciado pela primeira vez a mobilização da força de reação rápida, os EUA apontaram que iriam mobilizar tropas na Europa, perto das fronteiras da NATO com a Rússia. Joe Biden afirmou que Putin "falhou no seu objetivo de dividir o Ocidente" e que repetiu as palavras do secretário-geral da NATO: "os EUA vão defender cada centímetro do território da NATO".

20h49 - Resolução do Conselho de Segurança da ONU condenará "operação militar especial"

O texto da resolução do Conselho de Segurança da ONU evita a utilização da palavra "invasão" e refere que condena "operação militar especial" da Federação Russa, avança a Sky News, além de ordenar o cessar-fogo na Ucrânia. A resolução será votada esta sexta-feira, mas o veto da Rússia é mais que previsível - ficando-se à espera de como votará a China.

20h23 - Televisão ucraniana transmitem a partir de abrigo

Uma televisão na Ucrânia transmitiu as notícias a partir de um abrigo em Kiev, perante as ameaças de bombardeamentos na cidade.

20h14 - Sérvia considera invasão "errónea", mas rejeita aplicar sanções à Rússia

A Sérvia apoia a integridade territorial da Ucrânia e considera "errónea" a sua violação, mas recusou aderir às sanções contra a Rússia por considerar que estas afetariam negativamente os seus interesses vitais, afirmou hoje o presidente.

20h09 - Putin alvo de sanções. Zelensky critica "lentidão" europeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, soube hoje que vai ser alvo de sanções por parte da União Europeia e do Reino Unido, enquanto em Kiev o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou a maior rapidez na ajuda ao seu país.

20h00 - Câmara do Porto de amarelo e azul

Várias pessoas manifestaram-se esta sexta-feira em frente à Câmara Municipal do Porto, para apoiar o povo ucraniano e a comunidade ucraniana a viver em Portugal. O edifício da autarquia foi também iluminado com as cores da bandeira da Ucrânia, à semelhança do que fizeram vários monumentos pela Europa fora.

19h59 - Embaixadora ucraniana nos EUA diz que ataques foram hoje "mais brutais"

A embaixadora ucraniana nos Estados Unidos da América, Oksana Markarova, confirmou esta sexta-feira os ataques da Rússia a um orfanato e afirmou que os ataques russos foram "mais brutais" do que na quinta-feira.

19h47 - Manifestantes pedem fim da invasão russa em protesto no Brasil

Dezenas de pessoas, entre ucranianos, brasileiros, polacos e outros, reuniram-se hoje na Avenida Paulista, no centro da cidade brasileira de São Paulo, para pedir o fim da guerra e a retirada das tropas russas que invadiram a Ucrânia.

19h42 - Alemanha envia tropas para a Eslováquia

A Alemanha anunciou esta noite que vai enviar uma companhia de infantaria para a Eslováquia, no âmbito das forças de resposta rápida da NATO - à semelhança do que anunciou Portugal, que vai mobilizar tropas para a Roménia. O anúncio dos alemães foi feito pela ministra da Defesa, Christine Lambrecht, à televisão alemã ZDF.

19h24 - Torre Eiffel iluminada com as cores da Ucrânia

A Torre Eiffel, em Paris, iluminou-se esta noite com as cores da bandeira da Ucrânia, numa demonstração de solidariedade para com o povo ucraniano.

19h21 - Explosões ouvidas perto de central elétrica em Kiev

O presidente da Câmara de Kiev revelou que foram ouvidas cinco explosões num intervalo de três a cinco minutos perto de uma usina no norte da cidade há cerca de meia hora (perto das 19h00).

19h20 - NATO ativa pela primeira vez força de reação rápida que inclui Portugal

A NATO mobilizou pela primeira vez elementos da sua força de reação rápida, que inclui militares portugueses, para "evitar transgressões em território da NATO", perante a invasão russa à Ucrânia, revelou hoje a Aliança Atlântica.

19h16 - Rússia adverte para consequências da adesão da Finlândia e Suécia à NATO

A Rússia denunciou hoje os esforços ocidentais para incluir a Finlândia e a Suécia na Aliança Atlântica, e alertou para as graves consequências da adesão destes países à NATO, provocando uma rápida reação da diplomacia europeia.

19h10 - Zelensky garante que continua firme em vídeo gravado em Kiev

O Presidente ucraniano afirmou hoje que o Governo continua firme e os seus assessores estão em Kiev a trabalhar para defender o país da invasão russa, num vídeo em que aparece na rua rodeado pela sua equipa mais próxima.

19h04 - Borrell e Santos Silva deploram ataque "obsceno" da Rússia a Guterres

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, deploraram hoje em Bruxelas os recentes ataques verbais da Rússia ao secretário-geral da ONU, com Portugal a solidarizar-se com António Guterres.

19h00 - Boa noite. Damos início a um novo acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal envia tropas para a Roménia; Rússia avisa Finlândia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório