Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Reunião do Conselho de Ministros do Interior da UE no fim de semana

Uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros do Interior da União Europeia (UE) será realizada este fim de semana para "discutir respostas concretas à situação na Ucrânia", anunciou hoje o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin.

Reunião do Conselho de Ministros do Interior da UE no fim de semana
Notícias ao Minuto

10:31 - 25/02/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

O encontro foi decidido "após o Conselho Europeu", que decorreu na noite de quinta-feira para hoje, escreveu Darmanin, na rede social Twitter.

"Vários assuntos estarão na agenda, incluindo a resposta europeia ao impacto humanitário e de segurança, bem como medidas de retaliação", disse um assessor do Executivo francês à agência de notícias AFP.

O dia e o local da reunião ainda não foram definidos, segundo a fonte.

Os chefes de Estado e de Governo da UE, reunidos em Bruxelas na noite de quinta-feira, aprovaram sanções "massivas" contra a Rússia após a invasão da Ucrânia, sem, no entanto, ir tão longe a ponto de excluir o país do sistema de trocas bancárias internacionais Swift.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e desnazificar" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo de seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Leia Também: França travou 37 ataques terroristas no mandato de Macron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório