Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

UE "quer cortar todos os laços entre a Rússia e o sistema financeiro"

A União Europeia (UE) "quer cortar todos os laços entre a Rússia e o sistema financeiro global", disse hoje o ministro da Economia francês, após o anúncio de um novo conjunto de sanções contra Moscovo.

UE "quer cortar todos os laços entre a Rússia e o sistema financeiro"
Notícias ao Minuto

09:27 - 25/02/22 por Lusa

Economia ministro francês

"Nós queremos isolar a Rússia financeiramente (...). Nós queremos secar o financiamento" da economia russa, declarou Bruno Le Maire à imprensa pouco antes do início de uma reunião dos ministros da Economia e Finanças da União Europeia (Ecofin), em Paris.

"O nosso objetivo é dobrar a economia russa e isto levará o seu tempo", disse Le Maire, no dia a seguir ao anúncio das sanções europeias à Rússia.

"A Rússia é um parceiro económico secundário da França", disse Le Maire, depois de consultar várias federações empresariais, incluindo os setores automóvel, nuclear e aeronáutico.

A reunião dos ministros da Economia e Finanças da União Europeia realiza-se entre hoje e sábado, em Paris, e a invasão da Ucrânia pela Rússia tornou-se um dos temas principais do encontro.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.

Putin disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e desnazificar" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo dos seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU.

Leia Também: Vistos gold captam 277,8 milhões da Rússia e 32,5 milhões de Kiev

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório