Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Kiev compara ataque de mísseis russos à capital aos bombardeamentos nazis

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmitro Kuleba, comparou o ataque de mísseis russos a Kiev, esta manhã, com os bombardeamentos nazis de 1941.

Kiev compara ataque de mísseis russos à capital aos bombardeamentos nazis
Notícias ao Minuto

06:29 - 25/02/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Terríveis ataques de mísseis a Kiev. A última vez que a nossa capital sofreu algo semelhante foi em 1941, quando foi atacada pela Alemanha nazi", escreveu o chefe da diplomacia ucraniana na rede social Twitter.

Dmitro Kuleba acrescentou que no seu tempo "a Ucrânia derrotou o mal e irá vencê-lo agora".

"Temos de parar (o Presidente russo, Vladimir) Putin. Isolar a Rússia. Quebrar todos os contactos. Expulsar a Rússia por todo o lado", acrescentou.

Esta manhã, no segundo dia da guerra, a capital ucraniana foi abalada por poderosas explosões, que as autoridades dizem ter sido causadas por disparos de defesa antiaérea para repelir um ataque de mísseis russos.

Moscovo lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e desnazificar" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo dos seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU.

Leia Também: Governo pede mais sanções à Rússia e armas para conter ameaça de ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório