Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Trump diz que atuação de Putin na Ucrânia é um movimento "de génio"

Na ótica de Trump, a mobilização do Exército russo para as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, reconhecidas como Repúblicas Populares por Putin, “é a força de paz mais forte” que já viu. 

Trump diz que atuação de Putin na Ucrânia é um movimento "de génio"
Notícias ao Minuto

12:09 - 23/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, descreveu o movimento militar de Vladimir Putin na Ucrânia como “de génio”.

“Entrei ontem [na segunda-feira] e estava lá um ecrã de televisão [a emitir notícias sobre o conflito entre a Ucrânia e a Rússia], e eu disse: ‘Isto é de génio’. O Putin declara uma grande parte da Ucrânia. O Putin declara-a como independente. Oh, isso é magnífico", afirmou o milionário republicado em entrevista ao programa ‘Clay Travis and Buck Sexton Show’.

E acrescenta: “Então, o Putin agora diz: ‘É independente’. Uma grande parte da Ucrânia. Quão inteligente é isso? Ele vai lá e vai ser um pacificador”.

Na ótica de Trump, a mobilização do Exército russo para as regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, reconhecidas como Repúblicas Populares por Putin, “é a força de paz mais forte” que já viu

“Havia mais tanques do exército do que aquilo que eu alguma vez vi. Eles vão manter a paz, tudo bem. Não, mas pensa nisto. Está aqui uma pessoa que é muito experiente [Putin]”, rematou.

Já em comunicado, Donald Trump criticou a gestão do conflito pelo seu sucessor, Joe Biden, e afirmou que Putin “nunca” agiria da mesma forma se ainda fosse presidente dos EUA.

"Se gerida corretamente, não havia absolutamente nenhuma razão para que a situação se precipitasse na Ucrânia", disse.

"Eu conheço Vladimir Putin muito bem, e ele nunca teria feito sob o governo Trump o que ele está a fazer agora, de forma nenhuma", rematou. 

Leia Também: Ucrânia. Conselho de Segurança pede que se declare estado de emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório