Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

Ex-ministro preso e outro sob supervisão judicial por corrupção

Um ex-ministro da Guiné-Conacri foi preso e outro colocado sob supervisão judicial por "desvio de fundos públicos e corrupção", anunciou na terça-feira à noite um procurador especial.

Ex-ministro preso e outro sob supervisão judicial por corrupção
Notícias ao Minuto

10:50 - 23/02/22 por Lusa

Mundo Guiné-Conacri

O antigo ministro do Orçamento de Alfa Condé (2010-2020), Ismael Dioubate, foi colocado numa prisão de Conacri e o antigo ministro de Estado e conselheiro especial da Presidência durante este período, Tibou Camará, sob supervisão judicial, de acordo com uma declaração do Ministério Público do Tribunal de Repressão de Ofensas Económicas e Financeiras (Crief).

Dioubaté e Camará compareceram na terça-feira perante a câmara de investigação do Crief e são processados por "desvio de fundos públicos, branqueamento de capitais, corrupção e cumplicidade", segundo a declaração assinada por Aly Touré, o procurador especial do Crief, criado pelos militares que derrubaram o Presidente Condé, em 05 de setembro.

O Crief também acusou e prendeu hoje Eveline Folla Mansara, antiga diretora administrativa e financeira do Ministério da Educação Técnica e Formação Profissional.

Foi igualmente aberto um inquérito judicial contra a Zenab Dramé, conhecida como Zenab Nabaya, que chefiou este departamento ministerial sob a direção de Condé.

As acusações contra estes quatro ex-funcionários não foram justificadas pelo Crief.

Os militares, que tomaram o poder pela força na Guiné-Conacri, tornaram a luta contra a corrupção, considerada endémica, uma das suas principais batalhas.

O coronel Mamady Doumbouya, chefe da junta que se investiu presidente, assegurou que não haveria "caça às bruxas", mas que a justiça seria a "bússola" do país.

A junta já procedeu à expulsão de numerosos executivos dos serviços estatais.

Leia Também: Guiné-Conacri abre investigação contra venda ilegal de imóveis do Estado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório