Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Gelo do Oceano Antártico atinge o nível mais baixo de sempre

A cobertura de gelo marinho do Oceano Antártico caiu para menos de 2 milhões de quilómetros quadrados pela primeira vez.

Gelo do Oceano Antártico atinge o nível mais baixo de sempre
Notícias ao Minuto

10:19 - 23/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ambiente

De acordo com dados preliminares de satélites, o gelo marinho em redor da Antártida caiu para o nível mais baixo em mais de 40 anos.

Os cientistas acreditam que esta queda no nível do gelo ainda não pode ser associada ao aquecimento global, mas alertam que é necessário iniciarem-se pesquisas urgentes para descobrir a razão do gelo estar a desaparecer nesta parte do mundo.

Segundo os dados do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA, referidos no jornal The Guardian, a cobertura de gelo marinho do Oceano Antártico caiu para menos de 2 milhões de quilómetros quadrados pela primeira vez desde que a medição por satélite começou há mais de 40 anos.

Desde que os satélites começaram a medir o gelo marinho, a partir de 1979, os dois polos do mundo têm tido comportamentos diferentes. Por um lado, o gelo marinho está a desaparecer rapidamente no Polo Norte, mas os satélites mostram um ligeiro aumento na Antártida, algo que não aconteceu este ano.

Os primeiros alertas dados aos cientistas foram em agosto do ano passado, quando o gelo parou de aumentar e começou a mostrar sinais de recuo cerca de um mês antes do normal, tendo em conta as estações do ano.

O gelo marinho da Antártida é composto por cerca de 15 milhões de quilómetros quadrados de gelo, que cresce e derrete a cada ano. O gelo pode ser influenciado pela força e direção dos ventos, bem como pelo calor na atmosfera e no oceano.

Leia Também: Cinco distritos em aviso amarelo devido à queda de neve

Recomendados para si

;
Campo obrigatório