Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Adiada primeira execução de um preso em Singapura desde 2019

A primeira execução, desde 2019, de um condenado à morte por tráfico de droga foi hoje adiada, depois de os advogados terem solicitado uma audiência final neste caso.

Adiada primeira execução de um preso em Singapura desde 2019
Notícias ao Minuto

07:05 - 23/02/22 por Lusa

Mundo Singapura

Rosman bin Abdullah foi acusado em 2010 de traficar 57 gramas de um opiáceo (diamorfina) e mais tarde condenado à morte.

Na semana passada, a mãe de Rosman tinha sido informada pelas autoridades prisionais que o filho seria executado hoje, mas a execução foi adiada até à audiência final, que deve decorrer nos próximos dias, de acordo com a organização não-governamental local Transformative Justice Collective.

O caso de Rosman é semelhante ao de pelo menos três outros presos, também condenados por tráfico de droga, a aguardar audiências finais nas próximas semanas e cujas datas de execução por enforcamento foram recentemente adiadas.

Um deles, o malaio Nagaenthran Dharmalingam, sofre de problemas mentais e dificuldades intelectuais, um diagnóstico usado pelos advogados para impedir a execução.

Singapura foi criticada por várias organizações, incluindo a ONU e a UE, por ter decidido retomar as execuções após dois anos de suspensão, que coincidiu com a pandemia da covid-19.

O portal noticioso independente We The Citizens, liderado pela jornalista e ativista contra a pena de morte Kirsten Han, estimou que mais de 50 homens foram já condenados à morte e 20 já esgotaram opções de recurso. A situação na ala feminina é desconhecida.

A alta ocupação da zona prisional reservada aos presos no corredor da morte tem levado as famílias a temer que as execuções possam recomeçar em breve, de acordo com o We The Citizens.

Em 2019, Singapura realizou a última execução registada, por enforcamento, de quatro presos, dois dos quais eram toxicodependentes, indicou a organização não-governamental International Federation for Human Rights.

As autoridades da cidade-Estado defendem que a pena capital é uma medida dissuasora contra tráfico de droga, homicídios e outros crimes.

Leia Também: Singapura retoma abertura de fronteiras para turistas de quatro países

Recomendados para si

;
Campo obrigatório