Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Primeiro-ministro do Canadá diz que "estado de emergência não acabou"

Justin Trudeau admitiu estar "bastante preocupado" com possíveis ameaças após protesto dos camionistas em Ottawa.

Primeiro-ministro do Canadá diz que "estado de emergência não acabou"
Notícias ao Minuto

22:52 - 21/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, confessou, esta segunda-feira, que os poderes de emergência ainda são necessários, visto que poderá haver um novo bloqueio como forma de protesto.

Após a manifestação feita por camionistas em  Ottawa, capital do Canadá, o primeiro-ministro admitiu estar preocupado com possíveis futuras ameaças. "Este estado de emergência não acabou. Continuam a existir preocupações reais sobre os próximos dias", frisou.

Trudeau afirmou, segundo a Reuters, que há sinais de que alguns camionistas poderão estar a reagrupar-se fora da capital e poderão voltar para tentar reiniciar a manifestação que decorreu ao longo de três semanas e prejudicou o país em diversos setores.

Inicialmente, os manifestantes apenas reivindicavam o fim da vacinação contra a Covid-19 para motoristas de camiões que diariamente atravessam fronteiras, mas mais pessoas se juntaram acabando o protesto por unir pessoas contra Trudeau e o governo liberal minoritário.

O primeiro-ministro canadiano invocou a Lei de Emergências na segunda-feira passada, concedendo às autoridades poderes mais amplos para interromper as manifestações em Ottawa e os bloqueios em várias passagens fronteiriças entre o Canadá e os Estados Unidos da América.

Leia Também: Canadá. Polícia recupera quase totalidade do controlo da cidade de Otava

Recomendados para si

;
Campo obrigatório