Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Após Eunice, chega a tempestade Franklin ao Reino Unido. Já causou danos

Foram registadas graves inundações na Irlanda do Norte, em Yorkshire e Manchester.

Após Eunice, chega a tempestade Franklin ao Reino Unido. Já causou danos
Notícias ao Minuto

10:02 - 21/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tempestade

As autoridades responsáveis pela meteorologia no Reino Unido deram no domingo nome a mais uma tempestade, Franklin, que se calcula que irá ficar no território até ao fim do dia de hoje, segunda-feira. Prevê-se que a tempestade agrave os estragos que já foram registados com a tempestade Eunice.

A chegada desta nova intempérie já causou graves inundações na Irlanda do Norte, em Yorkshire e Manchester, sendo que vários cidadãos foram forçados a deixar as suas casas por segurança.

Alguns comboios foram também aconselhados a não viajar.

Esta tempestade aparece dias depois da tempestade Eunice, que matou três pessoas e deixou 1,4 milhões de casas sem energia, com quase 56 mil ainda à espera de voltar a ter o serviço conectado.

O Met Office (autoridade responsável pelos serviços meteorológicos)  emitiu dois avisos meteorológicos para domingo à noite e segunda-feira: um aviso laranja de vento no norte da Irlanda do Norte e um aviso amarelo de vento no País de Gales, Irlanda do Norte e a maior parte de Inglaterra, bem como partes do sudoeste da Escócia, até ao início da tarde do dia de hoje.

Neste momento, segundo a BBC, mais de 150 alertas de inundação foram registados em todo o norte da Inglaterra, com Yorkshire e Manchester a serem as localidades mais atingidas.

Para se perceber o impacto da nova ameaça meteorológica, na noite de ontem a Agência do Meio Ambiente North West partilhou um vídeo que mostra as comportas da barragem de Didsbury, em Mersey a serem abertas para proteger as 5.000 casas naquela zona de ficarem inundadas.

Veja as imagens:

Além de vários eventos relacionados com cheias, as luzes da pista do aeroporto de Gatwick foram apagadas por quase 20 minutos, por volta das 18h30 de domingo, devido a consequências da meteorologia. 

Recorda-se que esta tempestade é a terceira a atingir o Reino Unido em uma semana e segue-se à tempestade Dudley e tempestade Eunice, na semana passada.

Até agora, ainda não existem registos de feridos, nem mortos por consequência desta nova tempestade, porém esperam-se vários condicionalismos no dia-a-dia da população.

Leia Também: Tempestade Franklin atingirá o Reino Unido poucos dias depois de Eunice

Recomendados para si

;
Campo obrigatório