Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Familiares pedem continuação de buscas em naufrágio de barco espanhol

Os sobreviventes do acidente do barco de pesca espanhol que naufragou na Terranova (Canáda) e os habitantes da vila galega de Marín, de onde são naturais, exigiram hoje a retoma das buscas pelas 12 pessoas que continuam desaparecidas.

Familiares pedem continuação de buscas em naufrágio de barco espanhol
Notícias ao Minuto

15:49 - 20/02/22 por Lusa

Mundo Canadá

A embarcação Villa de Pitanxo, oriundo da vila espanhola de Marín, situado na província de Pontevedra (Galiza), naufragado na passada terça-feira, tinha uma tripulação de 24 pessoas, das quais três sobreviveram.

Dos 24 tripulantes, 16 tinham nacionalidade espanhola, cinco eram peruanos e três ganeses.

Várias pessoas de Marín juntaram-se hoje, em protesto, para exigir a retoma dos 12 tripulantes do barco de pesca Villa de Pitanxo que continuam desaparecidos, na véspera de chegarem a Espanha os três sobreviventes do naufrágio, assim como os corpos das nove pessoas que viriam a falecer, segundo notícia a agência Efe.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, irá deslocar-se na segunda-feira à base aérea de Santiago de Compostela para receber o avião fretado que viajou para a Terra Nova para trazer os sobreviventes e os corpos dos pescadores que morreram.

Metade da tripulação que seguia no Villa de Pitanxo continua desaparecida, numa altura em que as autoridades canadianas suspenderam as buscas, alegando condições meteorológicas adversas.

Uma das pessoas que participou no protesto foi Maria José Pazo, filha de um dos pescadores desaparecidos, que apelou a que os familiares se desloquem a Madrid para solicitar uma audiência com o Presidente do Governo e com o ministro do Trabalho.

Maria José Pazo criticou o facto de não existir um rastreio no Atlântico Norte há quatro dias, suplicando que as autoridades retomem as buscas imediatamente.

"Sabemos que eles não estão vivos, mas queremos recuperar os seus corpos", afirmou.

O barco de pesca "Villa de Pitanxo, propriedade do armador galego Manuel Nores, afundou-se na terça-feira por volta das 06:00 de Espanha (menos uma hora em Lisboa), conforme registado pela baliza de sinalização do navio, que contava com uma tripulação de 24 pessoas.

O navio pesqueiro português Novo Virgem da Barca e o navio espanhol Playa Menduiña Dos, que pescavam na zona, estiveram a trabalhar desde o início nas operações de busca, dificultadas pelo mau estado do mar, com ondas de quatro metros de altura e visibilidade de apenas cerca de 500 metros.

Este naufrágio, o mais trágico registado nas últimas décadas na frota pesqueira espanhola, causou consternação em toda a Galiza, onde foram decretados três dias de luto oficial.

Leia Também: Tripulação do navio naufragado no Canadá já chegou ao porto de Terra Nova

Recomendados para si

;
Campo obrigatório