Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Nuclear: Israel diz que acordo com Irão "está iminente" mas será frágil

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, afirmou hoje que "está iminente" um acordo sobre o dossiê nuclear iraniano, mas alertou para a sua fragilidade face ao acordo concluído em 2015.

Nuclear: Israel diz que acordo com Irão "está iminente" mas será frágil
Notícias ao Minuto

11:48 - 20/02/22 por Lusa

Mundo Nuclear

"Um novo acordo está iminente. (...) Será muito mais frágil do que o precedente", disse Bennett antes da reunião semanal do seu Governo, em Jerusalém.

O chefe do Governo acrescentou que Israel se prepara "para o dia seguinte [ao acordo] a todos os níveis".

Israel, considerado pelos especialistas como a única potência nuclear do Médio Oriente, acusa o Irão de tentar obter armas nucleares, o que Teerão nega.

Na quinta-feira, os Estados Unidos anunciaram "progressos substanciais" nas negociações de Viena com vista a salvar o acordo nuclear de 2015 sobre o nuclear iraniano, admitindo que seja possível um acordo "dentro dos próximos dias".

O acordo de 2015, concluído entre o Irão e as potências ocidentais, assim como a China e a Rússia, permitiam o levantamento de sanções económicas internacionais contra Teerão em troca de rigorosos limites ao seu programa nuclear, com vista a impedir o país de se dotar da bomba atómica.

Os Estados Unidos, sob a Presidência de Donald Trump, decidiram abandonar o acordo, que consideravam insuficiente, e restabeleceram as sanções.

Um ano depois da decisão da administração Trump, Teerão começou a desrespeitar os limites impostos ao seu programa nuclear e chegou a enriquecer urânio a níveis próximos do necessário para criar uma arma nuclear.

A oitava ronda de negociações para salvar o acordo foi retomada na semana passada em Viena, no âmbito do Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA).

As negociações, que envolvem o Irão, Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China, bem como os Estados Unidos, indiretamente, foram retomadas após a administração norte-americana do democrata Joe Biden levantar algumas das sanções impostas pelos Estados Unidos contra o Irão pela anterior administração.

Leia Também: Drone do Hezbollah ativa defesas aéreas israelitas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório