Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia. Leste do país foi palco de mais de 1.500 violações das tréguas

Os observadores da OSCE registaram mais de 1.500 violações das tréguas que é suposto estarem em vigor na linha da frente na Ucrânia oriental, em 24 horas, número que constitui um recorde este ano, anunciou hoje a organização.

Ucrânia. Leste do país foi palco de mais de 1.500 violações das tréguas
Notícias ao Minuto

20:41 - 19/02/22 por Lusa

Mundo OSCE

Os observadores contabilizaram 591 violações na região de Donetsk e 975 na região de Lugansk, detidas em parte por separatistas pró-russos em guerra com Kiev, entre quinta-feira à noite e sexta-feira à noite, um volume de violações que testemunha o recrudescimento da violência.

O número total de violações quase duplicou em relação às 24 horas anteriores, de acordo com cálculos da agência France Presse, baseados em números da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Entre quarta-feira e quinta-feira, a OSCE tinha denunciado 870 violações.

De acordo com o mapa da OSCE que detalha os incidentes, a área mais afetada situa-se na parte noroeste da região de Lugansk, cerca de 20 quilómetros a sudeste da cidade de Severodonetsk, que é controlada pelas forças de Kiev.

A intensidade da violência na Ucrânia oriental, que há oito anos está em guerra com separatistas apoiados pela Rússia, aumentou esta semana.

No início do dia, os morteiros explodiram a centenas de metros do ministro ucraniano do Interior, Denys Monastyrsky, quando se deslocava para a linha da frente, observaram jornalistas da AFP.

Leia Também: Governo aconselha portugueses a deixar a Ucrânia "enquanto o podem fazer"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório