Continuando a tendência de seca que se faz sentir no país, as temperaturas ficarão mais amenas na próxima semana, de 21 a 27 de fevereiro, em especial a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, no vale do Tejo e do Sado e ainda em alguns locais do Alentejo e Algarve, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Ainda assim, há possibilidade de chuva entre 24 e 26 de fevereiro.
Nesse sentido, a temperatura máxima poderá alcançar entre 23 a 25°C no início da próxima semana, mas a temperatura mínima ainda irá aproximar-se dos -4 a 0°C nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, assim como nos locais mais elevados da região da Serra da Estrela.
A falta de precipitação manter-se-á, com 45% do território nacional em situação de seca severa a extrema no final de janeiro, o que, agora, se deverá agravar. O perigo de incêndio aumentará também nas regiões Centro e Sul.
O IPMA indica que a estabilidade do tempo se deve “à persistência de regiões de altas pressões na proximidade ou sobre a Península Ibérica, bloqueando a passagem de sistemas frontais pelo nosso território, tendo dado passagem recentemente a superfície frontais de atividade fraca a moderada, consoante as oscilações na posição do anticiclone, ou o seu enfraquecimento temporário, na região do arquipélago dos Açores”.
No entanto, a semana terá início com “um fluxo do quadrante norte tornando-se do quadrante leste, soprando com menor intensidade comparando com o fim de semana de 19 e 20 de fevereiro”, podendo ser marcada por chuva entre os dias 24 e 26 de fevereiro, devido à “aproximação à região Sul de uma depressão oriunda de sudoeste”.
Leia Também: Seca: Ano "péssimo" para a produção de porco alentejano