Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. Casal vietnamita cujos cães foram mortos resgatam outros quinze

Os animais do casal foram mortos pelas autoridades, enquanto os donos recebiam tratamento para a Covid-19, por medo de contágio.

Covid-19. Casal vietnamita cujos cães foram mortos resgatam outros quinze
Notícias ao Minuto

11:52 - 18/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Vietname

Um casal vietnamita, cujos cães foram mortos pelas autoridades do país por medo do contágio por Covid-19, resgatou mais de uma dezena de cachorrinhos, após uma onda de solidariedade e doações. O casal ficou de coração partido, em outubro do ano passado, depois de os seus 12 cães terem sido abatidos sem o seu consentimento, conta a BBC.

A história deles, que se tornou viral nas redes sociais, provocou uma enorme reação no Vietname. Pham Minh Hung e a esposa, Nguyen Thi Chi Em, tornaram-se sensações da internet o ano passado, quando fotos e vídeos deles a viajar com a sua matilha de cães de mota se tornaram virais (imagem acima).

Embarcaram numa jornada de 280 quilómetros da província de Long An até à de Ca Mau, no sul, onde os seus familiares moram, para escapar das crescentes infeções por Covid-19. Mas o casal acabou por testar positivo para o vírus depois de chegarem a Khanh Hung, onde foram transferidos para um hospital para tratamento. Os animais foram deixados num centro de quarentena.

As autoridades locais mataram os animais, enquanto os donos recebiam tratamento médico, no que alegaram ser uma “medida preventiva necessária” para conter a propagação do novo coronavírus.

O ato foi amplamente condenado pelo público vietnamita como sendo "bárbaro" e "cruel". Uma petição onde era exigido o fim da prática foi lançada, obtendo mais de 150 mil assinaturas.

Pham disse, à BBC, ter recebido 120 milhões de dongs (4.600 euros) de vários doadores, com os quais o tratamento médico e usou o resto para resgatar 15 cachorrinhos, alguns dos quais estavam a caminho de lojas de carne de cão.

Leia Também: Vietname sem restrições nos voos internacionais para vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório